sábado, 21 de setembro de 2019

Esboço de sermão pastor Euzebio: Podemos transformar vales de batalhas em vales de bênçãos!

Podemos transformar vales de Batalhas em val de Bênçãos!
Texto Bíblico: 2 Crônicas 20:4,26.
Introdução: Há vários tipos de batalhas em nossa vida, e cada um de nós tem suas batalhas, por exemplo: adoecer, perder o emprego ou sofrer desgosto, são exemplos do que alguns chamam “estar no vale”, onde o temor ofusca todo o restante. O povo de Judá vivenciou isso ao saber que um exército invasor se aproximava (2 Cr 20:2-3). Seu rei orou: “Se algum mal nos sobrevier [...] clamaremos a Ti na nossa angustia, e Tu nos ouvirás...” (v.9). Deus respondeu: ”...amanhã, sai-lhes ao encontro, porque o Senhor e convosco” (v. 17).  Quando o exército de Judá chegou ao campo de batalha, seus inimigos já haviam destruído um ao outro. O povo de Deus passou três dias recolhendo os equipamentos, roupas, e objetos de valor abandonados. Antes de saírem, eles se reuniram para louvar a Deus e chamaram ao lugar de “Vale de Beraca”, que significa “Bênção”. Deus caminha ao nosso lado quando atravessamos os vales mais profundos de nossa vida. E Ele pode nos fazer descobrir bençãos nesses vales. Saiba que Deus é mestre em transformar fardos em bênçãos.
Mas, pastor como podemos transformar vales de Batalhas em vales de Bênçãos?
1- Quando pedimos socorro ao SENHOR (v. 6,7 e 12): quando precisamos de ajuda. Deus é nosso socorro. Deus não nos abandona na hora da dificuldade. Quando clamamos por ajuda, Ele nos dá a vitória. “O nosso socorro está no nome do Senhor” Sl 124:8a. Quantos cristãos, até mesmo pastores chegam a quadros profundos de depressão e não pedem ajuda. Se você precisa de socorro olhe para o alto, pois é de lá que vem o seu socorro. Não importa o pecado ou crime que você cometeu. Arrependa-se e busque o socorro do Seu Criador. “Levanto os meus olhos para os montes e pergunto. De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez os céus e a terra”. Sl 121:1,2.
2- Quando nos apoderamos da Palavra (v.14 e 15): a Palavra de Deus é um tesouro precioso que podemos encontrar nas nossas vidas. Quando nos baseamos a nossa existência na bíblia, somos verdadeiramente felizes. Deus se revela a nós através da Sua Palavra. Com a ajuda da bíblia, podemos diferenciar o certo do errado, e aprender a viver de maneira que agrada a Deus. Você está valorizando e aplicando a Palavra de Deus na sua vida? O apóstolo João orienta as pessoas a não acreditarem em tudo o que elas ouvem, mas a examinarem as profecias, ou seja o que foi dito por parte de Deus. (1 Jo 4:1-3). Esse é um alerta muito importante para os dias de hoje também. Não e porque uma pessoa chegou dizendo que ela tem uma mensagem de Deus para você, que você deva acreditar em tudo o que ela diz. João disse que você deve examinar. E não existe nenhuma pessoa que está livre de ser examinada. Por isto peço por favor examine o que estamos lhe dizendo, através da bíblia. amém, portanto, você tem que analisar tudo até mesmo o que eu estou dizendo. No livro de Atos 17:11 lemos a respeito de uma igreja que foi examinar se o apostolo Paulo estava realmente dizendo a verdade! Se Paulo foi examinado, o que dirá de todos os outros pregadores? O próprio Paulo em uma de suas cartas, fala da necessidade de examinarmos todas as profecias (Palavra).  (Ts 5:20,21). Em primeiro lugar, ele diz que não devemos desprezar as profecias, porque elas realmente existem, e Deus fala muito por meio delas. Paulo disse a mesma coisa que João: devemos examinar as profecias antes de acreditar em tudo o que ouvimos.
3- Quando adoramos ao SENHOR (v. 16,17): adoração é muito mais que apenas cantar canções. Na verdade, a verdadeira adoração é antes de tudo uma condição do coração e um estado mental. A adoração nasce do nosso coração, enche o nosso pensamento e depois é expressa através dos nossos lábios e através do nosso corpo. Se o nosso coração estiver cheio de êxtase por Deus, podemos querer cantar, dançar, bater palmas, ou erguer as mãos em adoração. Adore a Deus com o coração grato por quem Ele é!
Conclusão:
O capitulo 20 de 2 Crônica começa com: perigo, medo e perturbação. Termina com: júbilo, louvor, calma e paz. Este é o quadro de muitos vales pelos quais passamos. Talvez o teu vale tenha se chamado até hoje de “vale de Batalhas”, ou “vale de lágrimas”, ou “vale de ossos secos”, mas Deus está mudando o nome para “vale de Bênçãos”
VOCÊ CRÊ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário