sábado, 13 de março de 2021

Esboço de sermão pastor Euzebio: Vencendo o desespero!

Vencendo o desespero!
Texto Bíblico: Oseias 2:14,15
Introdução:
A palavra desespero significa: perder a esperança. O desespero advém quando não mais podemos efetuar ou reparar algo. É uma mistura de culpa, repressão, timidez e indolência. Irmão pode ser que a vida pareça um fardo pesado demais para carregar. Pode ser que você tenha acumulado tantas perdas que só resta uma certeza: há uma conspiração contra você e diante dela lhe faltam forças para resistir. Pode ser que a sombra da depressão não se afaste de você, fazendo fugir o brilho que um dia habitou em seus olhos. Saiba que você não está só. Deus está com você. Mesmo que tudo pareça falhar, Ele não falta nem faltará. Aceite a mão que lhe é estendida, levante um pouquinho seus olhos e você O verá com os seus braços abertos para te pegar no colo e cuidar de você! Ele quer sussurrar em seu ouvido que te ama, e lhe provar que a sua vida vale a pena. Victor Hugo, certa vez escreveu: “A palavra que Deus escreveu na testa de cada homem é a ESPERANÇA”. Tenha Fé e Esperança nEle! Amém
Em 2 Reis 1:2-3 diz: “Depois da morte de Acabe, Moabe rebelou-se contra Israel. Certo dia, Acazias caiu da sacada do seu quarto no palácio de Samaria e ficou muito ferido. Então enviou mensageiros para consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom, para saber se ele se recuperaria. Mas o anjo do Senhor disse ao tesbita Elias: "Vá encontrar-se com os mensageiros do rei de Samaria e pergunte a eles: Acaso não há Deus em Israel? Por que vocês vão consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom?” este texto mostra o desespero que abateu o rei Acazias, quando ele sofreu um acidente. O desespero pode bater, mas precisa ir embora. Acazias foi buscar ajuda num deus estranho, um deus que prometia respostas fáceis, rápidas. Podemos diferentemente, contar com o Deus verdadeiro, que nos conforta e nos reanima. Nossas histórias de desespero são diferentes uma das outras, mas as promessas de Deus são as mesmas. Quando por exemplo o luto nos domina, a graça de Deus nos alcança com consolo. O Espírito Santo enxuga dos nossos olhos a lagrima e nos faz viver de novo. Pode demorar, mas Ele fará isto por nós! Quando o desespero nos cerca, a graça de Deus nos sustenta. Ele faz com que pessoas nos apoiem, inclusive profissionais que nos aconselham ou medicam. Pode demorar, mas Ele fará isto por nós! Não precisamos de outros deuses, simpatias, feitiçarias, adivinhações, etc... Podemos e devemos contar com o Deus da Esperança, o Deus de Israel.
Nos momentos mais complicados da vida, quando parece não haver solução, é difícil manter a esperança, eu sei disso. O desespero destrói. Mas em Jesus você pode encontrar força para vencer o desespero e superar as dificuldades. Declare como o salmista no salmo 40:17 “Quanto a mim, sou pobre e necessitado, mas o Senhor preocupa-se comigo. Tu és o meu socorro e o meu libertador; meu Deus, não te demores!” Você não está sozinho. Jesus lhe ama e se preocupa com você. Mesmo no maior sofrimento, Ele está com você e não lhe vai abandonar. Quando tudo o resto falha, Deus é Fiel. Em Mateus 11:28, Ele te chama: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês”. No desespero, quando você não aguenta mais, clame a Deus! Ele tem o descanso que você precisa. Nos Salmos 71:20-21: “Tu, que me fizeste passar muitas e duras tribulações, restaurarás a minha vida, e das profundezas da terra de novo me farás subir. Tu me farás mais honrado e mais uma vez me consolarás”. O sofrimento não dura para sempre. Deus vai lhe ajudar a superar os problemas. Não desista! A vitória vem ai. Deus vai restaurar a alegria. Em 2 Coríntios 4:18 “Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno”. Nessa vida você vai enfrentar problemas, mas no fim a recompensa será grande. As dificuldades dessa vida são transitórias, não são eternas. Mas a alegria eterna no céu nunca vai acabar! Nunca se esqueça da recompensa que vem ai. Vença o desespero com a ajuda de Jesus!
O desespero nunca anda sozinho, está sempre acompanhado pela pior de todas as prisões, a dúvida. O desespero tira de nós a esperança, cega nossos olhos quanto ao futuro. Justamente com a dúvida, o desespero nos leva a uma profunda angustia, em que parece que só a morte é a solução para nós. Não conseguimos mais ver o Sol da Justiça, a Luz desaparece, não temos mais fome, sede ou queremos nos relacionar com as pessoas. Irmãos só existe uma maneira de se livrar do desespero e essa solução se chama: Jesus, que é a chave da Promessa! Jesus nos prometeu, em João 16:33 “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. Se Jesus venceu o mundo e as aflições, Ele pode conceder-lhe a vitória para sua vida. Em Mateus 28:20, Ele diz: “Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". Também promete estar com você em todos os momentos. Em Isaias 43:1-3, o Senhor nosso Deus faz as seguintes afirmações: “Não temas, porque Eu te remi; chamei te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, Eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque Eu Sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o Teu Salvador”.
Conclusão:
Não olhe para a grandiosidade de seus problemas, olhe para a grandiosidade de Deus. Mesmo que pareça que a noite está escura ou que a tempestade não vai passar, Deus está no barco com você, não tens o que temer. Derrote hoje o desespero em Nome de Jesus Cristo e lance para longe de você os portões da dúvida, confessando e crendo no poder e nas promessas de Jesus. Levante sua cabeça e comece a cantar o seu hino da vitória. Se Deus colocou uma canção em seu coração, então comece a cantá-la, mesmo que os portões da dúvida estejam fechados, mesmo que o desespero lhe aflija, cante! Cante e confie nas promessas de Jesus, pois Ele é Fiel nas suas promessas. Não temas, crê somente! Amém



Nenhum comentário:

Postar um comentário