sábado, 10 de abril de 2021

Esboço de sermão pastor Euzebio: A oração de intercessão de Abraão.

A oração de intercessão de Abraão.
Texto Bíblico: Gênesis 18:17-33
Introdução:
neste texto que lemos, Abraão recebe a visita de dois anjos e do próprio Senhor em sua tenda. Eles conversaram longamente, comeram juntos, e, então caminharam em direção as cidades de Sodoma e Gomorra. Aqui é importante a gente entender que Sodoma e Gomorra representam o mundo hoje em dia, ou seja, um mundo cheio de pecado, imoralidades e de muita injustiça social. E como a Palavra diz o Senhor não faz nada sem revelar aos seus profetas. Por exemplo: Deus já nos avisou inúmeras vezes que o Seu Juízo virá! Ou você ainda tem dúvida disto? E Deus revelou a Abraão os Seus planos de trazer juízo sobre essas cidades pecadoras. Abraão não questionou o Senhor quanto ao juízo e sim intercedeu por misericórdia, pois conhecia o Deus que servia. Sabendo que seu sobrinho Ló e sua família moravam em uma dessas cidades, clamou por elas, com o intuito de salva-los. Assim como aquelas cidades tiveram um fim este mundo também terá! Por isto devemos interceder pelas almas para que se salvem do juízo de Deus! Olha Deus nunca traz juízo sem dar uma chance ao condenado de se arrepender, foi assim nos dias de Noé, agora como estamos vendo com Sodoma e Gomorra, e será conosco também! Deus tem levantado intercessores para chamar as pessoas ao arrependimento, pessoas que se dedicam a orar e a ministrar aquilo que o Senhor quer falar. Estas pessoas são pecadoras? Sim, são... Abraão também era e isto não o impediu de interceder por aquelas vidas. Sabe por que? Ele era justo, um homem que se colocou debaixo da potente mão de Deus, clamando por Sua Misericórdia. E Deus é misericordioso, porém Ele precisa trazer juízo sobre o pecador. Abraão ao caminhar com o Senhor e ficar sabendo que as cidades estão condenadas e serão destruídas. Intercede diante do Senhor. “Abraão aproximou-se dele e disse: “Exterminarás o justo com o ímpio? E se houver cinquenta justos na cidade? Ainda a destruirás e não pouparás o lugar por amor aos cinquenta justos que nele estão? Longe de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra?" Respondeu o Senhor: "Se eu encontrar cinquenta justos em Sodoma, pouparei a cidade toda por amor a eles". Estaria Deus sendo injusto para com os moradores de Sodoma e Gomorra? Ele realmente planejava destruir o inocente juntamente com o culpado? Creio que não, ao contrário, foi a justiça de Deus, que prevaleceu. E isto se fundamente, pois Deus concordou em poupar toda a cidade, caso houvesse justos nelas. A batalha em oração continuou descendo o número de justos nas cidades para 45, 40, 30, 20 e finalmente para apenas 10 justos. Abraão então se deu por tranquilo com seu pedido, pensando que chegará no número ideal e que certamente impediria a destruição da cidade escolhida por Ló para viver e plantar sua descendência. Aqui cabe uma pergunta: Por que Abraão parou de interceder quando chegou em 10 justos? Creio que ele pensou, pelo menos a família de Ló, e os mais próximos devem adorar o Deus verdadeiro, sendo, portanto justos! Irmãos olha que ensinamento para nós. Não conhecemos o coração das pessoas, criamos expectativas quanto as suas aparências. Mas só o Senhor conhece cada um de verdade! E no dia do juízo tudo será revelado! É por isto que nos céus teremos muitas surpresas, pois muitas pessoas que pensamos e damos certeza de estarem salvas, não estarão e por outro lado, inúmeras pessoas que já condenamos ao inferno, estarão salvas... Lembre-se Deus é Justo e Misericordioso, e a salvação só é possível depois de nos arrependermos. Voltando ao nosso texto, você sabia que Ló e sua família foram tirados praticamente a força da cidade? É mesmo! Eles estavam escolhendo ficar na cidade, porém por amor a Abraão e em resposta a sua intercessão, os dois anjos tomam Ló, as duas filhas e a esposa pelas mãos, arrancando-os literalmente da cidade, e fogo e enxofre caem dos céus sobre Sodoma e Gomorra. A mulher de Ló presa ao passado e conformada com o dia a dia daquela cidade olha para trás, e é transformada em uma estatua de sal. Ló e as filhas vão morar numa caverna, e Abraão vê a fumaça da destruição subir aos céus... Deus ouviu a oração de Abraão, mas somente pela misericórdia divina é que seu sobrinho foi salvo! Até hoje e eu direi sempre seremos dependentes da misericórdia de Deus.
O que aprendemos com Abraão? A interceder na certeza de que Deus é justo e fiel. Devemos interceder pelos nossos familiares, pelas pessoas com as quais elas convivem, pelas cidades, sabendo que Deus é misericordioso e perdoador, sempre pronto a amar e dar uma nova chance ao pecador. Aprendemos que a justiça de Deus deve ser levada a sério e que certamente o juízo vem sobre os que estão vivendo em orgias, injustiças, e total desprezo pelas coisas de Deus e Sua Vontade! Deus concedeu aos homens de Sodoma e Gomorra um teste justo. Ele não estava ignorando as práticas malignas dos habitantes da cidade, mas em Sua justiça e paciência, Deus ofereceu ao povo uma última chance de arrependimento. Sabe irmãos, Deus ainda está à espera, dando às pessoas oportunidades de se voltarem para Ele. “O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento”. 2Pe 3:9.
Conclusão: Deus mostrou a Abraão e mostra para nós que é permitido pedir qualquer coisa, com o entendimento de que as respostas de Deus são provenientes da perspectiva do próprio Deus. Portanto, nem sempre elas estarão de acordo com as nossas expectativas, pois somente Deus conhece toda a história, desde o início, meio e fim...Submeta-se a vontade de Deus e aceite a Sua direção... amém




Nenhum comentário:

Postar um comentário