sábado, 2 de julho de 2022

Esboço de sermão pastor Euzebio: Ancorados em Deus!

Ancorados em Deus!

Texto Bíblico: Atos dos Apóstolos capítulo 27
Paulo sai do porto da Judeia para a Itália como prisioneiro (acusado pelos Judeus de pertencer à seita dos nazarenos e pregar contra a Lei de Moisés) a fim de se apresentar ao Imperador Romano Júlio César. No trajeto, uma grande tempestade se levanta e por vários dias ficam à deriva sendo levados de um lado para o outro pelo vento e pelo mar agitado. Para que o navio não arrebentasse em uma rocha, em um esforço para salvar o navio e suas próprias vidas, eles lançaram quatro âncoras no mar. Infelizmente, essas âncoras se mostraram ineficazes contra a tempestade e o navio acabou por se perder. No entanto, a bordo desse navio estava um homem chamado Paulo. Ele era um homem especial por várias razões: Ele era um filho de Deus; Ele era um homem em uma missão; Ele era um homem de fé; Ele estava em comunhão com Deus! Por causa de quem ele era, Paulo estava ancorado no meio daquela tempestade, mesmo que o navio não estivesse! Aqueles marinheiros jogaram quatro âncoras no mar na tentativa de firmar o navio. Essas âncoras falharam. Ao ler este texto, percebo que Paulo também tinha quatro âncoras. Essas âncoras o firmaram durante a tempestade. Mesmo que o navio tenha sido abalado e danificado, Paulo conseguiu permanecer firme e forte. Veja bem, essas mesmas âncoras estão disponíveis para você e para mim!
A FORTE ÂNCORA DA PRESENÇA DE DEUS (v. 23): Mesmo no meio da tempestade, Paulo descobriu que não estava sozinho. O Senhor veio a ele para ministrar paz ao seu coração. Independentemente da tempestade que se levante sobre a sua vida e a minha vida, se tivermos a mesma confiança que Paulo teve em seu relacionamento com o Senhor, então podemos ter fé em Sua promessa de estar sempre conosco. O que nos incentiva é saber que nunca enfrentaremos um instante de vida por conta própria! Todo passo, todo vale, toda montanha será agraciada por Sua presença! “Porque vós sois o templo do Deus vivo, como Deus disse: Eu habitarei neles e andarei entre eles; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” (2 Co 6:16b) Seria uma bênção se desfrutássemos da presença manifesta do Senhor como Paulo. Mas, mesmo quando você não pode vê-Lo, Ele ainda está lá: agindo, presente, protegendo, sendo Deus em nossas vidas.
A FORTE ÂNCORA DAS PROMESSAS DE DEUS (v. 24, 25): Quando Paulo enfrentou aquela longa e terrível tempestade, o Senhor veio a ele com uma promessa preciosa. Ele lembrou a Paulo que ele estaria diante de César e que todos os que estavam no navio deveriam ser poupados também. Para Paulo, apenas ter uma palavra de Deus era suficiente para ancorá-lo e dar-lhe segurança necessária. Suas promessas são firmes e verdadeiras! “seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra do nosso Deus permanece para sempre.”(Is 40:8). A Bíblia contém um total de 8.810 promessas. “Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra e, verdadeiramente, serás alimentado. Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará.” (Sl 37:3-5). Reivindique as promessas de Deus como uma âncora para sua alma ao navegar pela história nos mares da vida! Elas destravam as prisões do desespero nas quais o diabo procura acorrentá-lo!
A FORTE ÂNCORA DA PROVIDÊNCIA DE DEUS (v. 24): “Paulo, não temas; importa que sejas apresentado a César”. Deus estava dizendo: “Paulo, eu providenciei a tua viagem aqui e tudo quanto aconteceu vai te conduzir ao seu destino, ao imperador de Roma. E você, Paulo, está debaixo da minha vontade.” “todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8:28).
Esse é o tipo de confiança que permitirá que você grite na face do diabo, mesmo enquanto a tempestade ainda se agrava: “Então Jó se levantou, e rasgou as vestes, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.” (Jó 1:20,21). Mesmo diante da promessa de Deus, os homens no navio lutaram, temeram e se preocuparam no meio da tempestade. Havia apenas um homem a bordo que estava curtindo a viagem: Paulo! Por quê? Porque ele creu em Deus! Ele sabia que Deus estava trabalhando e usou essa verdade como uma âncora! Vivemos dias em que os homens estão abandonando o navio a um ritmo alarmante! As tempestades da vida os atacam e eles fogem de Jesus Cristo (da Palavra de Deus). Posso lembrá-lo de que o melhor lugar para se estar nas tempestades da vida é no navio, onde o Senhor quer que você esteja. Se você deixar o navio, poderá enfrentar a fúria da tempestade por conta própria. Se você ficar onde o Senhor o plantou, pode ter certeza de que o trabalho providencial dEle em sua vida será realizado até o fim!
A FORTE ÂNCORA DO TRABALHAR DE DEUS (v. 44): O que o Senhor disse a Paulo e o que Paulo acreditava que aconteceria aconteceram: todos chegaram em segurança à costa. Deus guardou Sua Palavra! Ele poupou todas as vidas! “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.” (Is 64:4). Deus é capaz de resolver tudo isso! Ele irá levá-lo através de sua tempestade! Pode parecer que o barco vai afundar. Pode parecer que as tempestades da vida vão prevalecer. No entanto, quando as ondas se acalmarem, quando os ventos cessarem de soprar, quando as chuvas cessarem, quando as nuvens de tempestade se afastarem para o horizonte: você verá que Deus estava no controle o tempo todo! Eu posso ter a certeza disso: nenhuma tempestade nesta vida será capaz de afastá-lo do curso que Deus determinou para sua vida! Ele o protegerá durante a tempestade e o entregará com sucesso ao porto seguro de Sua glória! O fato é que Ele não salvou você para perder o domínio dEle em uma tempestade. Não! Ele salvou você para levá-lo para casa, para a glória. E é exatamente isso que Ele fará: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (Jo 14:1-3)
CONCLUSÃO: Você está com suas âncoras lançadas no Senhor? Se tiver, poderá resistir as tempestades da vida. Caso contrário, esteja preparado para ser assoprado pelos ventos da adversidade. Gostaria de encorajá-lo a se apresentar a Ele e dizer algo como: ” Senhor, não posso consertar minha situação. Não posso acalmar os mares revoltos da minha vida e não posso ainda conter os ventos que sopram contra mim. Preciso de ajuda hoje. Pela fé, eu coloco as âncoras da Sua presença, das Suas promessas, da Sua providência e do Seu trabalhar no meu mar revolto. Estou decidido a confiar em Ti para caminhar na minha tempestade e falar de paz quando for Sua vontade fazê-lo. Não temerei, não me preocuparei e não lutarei. Confiarei em Ti para fazer o melhor para mim.” Quando você chega a um lugar de total confiança diante do Senhor em sua tempestade, isso chama a atenção Dele. E tenha certeza de que Ele fará algo por você! amém


Nenhum comentário:

Postar um comentário