sexta-feira, 25 de maio de 2018

Significado dos Símbolos: Bandeiras das Tribos de Israel

ESTANDARTES DE ISRAEL
Dt 33:26-29 “Não há outro, ó amado, semelhante a Deus, que cavalga sobre os céus para a tua ajuda e com a sua alteza sobre as nuvens. O Deus eterno é a tua habitação e, por baixo de ti, estende os braços eternos; ele expulsou o inimigo de diante de ti e disse: Destrói-o. Israel, pois, habitará seguro, a fonte de Jacó habitará a sós numa terra de cereal e de vinho; e os seus céus destilarão orvalho. Feliz és tu, ó Israel! Quem é como tu? Povo salvo pelo Eterno, escudo que te socorre, espada que te dá alteza. Assim, os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás os seus altos.




Veja a seguir como cada tribo tinha um símbolo para decorar seu brasão e uma função específica:
Estandarte da Tribo de Simeão

SIGNIFICADO DA TRIBO DE SIMEÃO :
SIMEÃO Significa "Ouvindo ou Audição"
"Soube o Eterno que eu era preterida".
No hebraico é audição
Segundo filho de Jacó e Lia (Gn 29:33). Nome dado a Segunda tribo de Israel.
Simeão é mencionado por diversas vezes em sua posição apropriada, isto é, o segundo lugar, nos capítulos que abordam a organização e arranjo do acampamento de Israel (Nm 1:6, 22-23) "De Simeão, Selumiel, filho de Zurisadai; Dos filhos de Simeão, as suas gerações pelas suas famílias, segundo a casa dos seus pais; os seus contados, pelo número dos nomes, cabeça por cabeça, todo o homem de vinte anos para cima, todos os que podiam sair à guerra. Foram contados deles, da tribo de Simeão..."
A tribo de Simeão, a exemplo de várias outras, não conseguiram capturar todo o território que lhe foi atribuído.
Mas que, a despeito disso, a tribo era importante na área sul da terra prometida, isso pode ser demonstrado pelo fato de que um maior número de homens aliou-se a Davi, no início da monarquia, provenientes de Simeão, em um total de 7.100 homens.
A incrustação de Simeão, dentro do território de Judá, significou que as duas tribos foram-se misturando cada vez mais, e que Judá tornou-se a tribo predominante dentre as duas (Jz 1:3).
Estandarte da Tribo de Rúben

  • Símbolo: sol e água
  • Função: pecuária – tribo responsável pela criação de animais, pastoreio etc.

Gn 49:3-4  “Rúben, tu és meu primogênito, minha força e as primícias do meu vigor, o mais excelente em altivez e o mais excelente em poder. Impetuoso como a água, não serás o mais excelente, porque subiste ao leito de teu pai e o profanaste; subiste à minha cama”. Dt 33:6 “Viva Rúben e não morra; e não sejam poucos os seus homens!” Nm 1:20 “Dos filhos de Rúben, o primogênito de Israel”.

Estandarte da Tribo de Levi


  • Símbolo: peitoral das vestes do sumo sacerdote
  • Função: espiritual – tribo formada por líderes espirituais, responsáveis em ensinar e receber os sacrifícios e ofertas do povo.

Gn 49:5-7 “Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência. No seu conselho, não entre minha alma; com o seu agrupamento, minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua vontade perversa jarretaram touros. Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; dividi-los-ei em Jacó e os espalharei em Israel”. Dt 33:8-11 “De Levi disse: Dá, ó ELOHIM, o teu Tumim e o teu Urim para o homem, teu fidedigno, que tu provaste em Massá, com quem contendeste nas águas de Meribá; aquele que disse a seu pai e a sua mãe: Nunca os vi; e não conheceu a seus irmãos e não estimou a seus filhos, pois guardou a tua palavra e observou a tua aliança. Ensinou os teus juízos a ,Yaakov  e a tua lei, a Israel; ofereceu incenso às tuas narinas e holocausto, sobre o teu altar. Abençoa o seu poder, ó ADONAY, e aceita a obra das suas mãos, fere os lombos dos que se levantam contra ele e o aborrecem, para que nunca mais se levantem”.

Estandarte da Tribo de Judá


  • Símbolo: leão
  • Função: governar e promover o bem estar do povo – tribo responsável pela saúde do povo, formada por médicos, enfermeiros, terapeutas e também por líderes políticos. Pertencem à tribo Judá o Rei Davi e o Senhor Jesus.

Gn 49:8-12 “Judá, teus irmãos te louvarão; a tua mão estará sobre a cerviz de teus inimigos; os filhos de teu pai se inclinarão a ti. Judá é leãozinho; da presa subiste, filho meu. Encurva-se e deita-se como leão e como leoa; quem o despertará? O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre seus pés, até que venha Siló; e a ele obedecerão os povos. Ele amarrará o seu jumentinho à vide e o filho da sua jumenta, à videira mais excelente; lavará as suas vestes no vinho e a sua capa, em sangue de uvas. Os seus olhos serão cintilantes de vinho, e os dentes, brancos de leite”. Dt 33:7 “Isto é o que disse de Judá: Ouve, ó ADONAY, a voz de Judá e introduze-o no seu povo; com as tuas mãos, peleja por ele e sê tu ajuda contra os seus inimigos”.

Estandarte da Tribo de Zebulom


  • Símbolo: navio
  • Função: comércio marítimo – negociação de mercadorias com outras nações. O princípio do comércio exterior de Israel.

Gn 49:13  “Zebulom habitará na praia dos mares e servirá de porto de navios, e o seu limite se estenderá até Sidom”.  Dt 33:18-19 “De Zebulom disse: Alegra-te, Zebulom, nas tuas saídas marítimas, e tu, Issacar, nas tuas tendas. Os dois chamarão os povos ao monte; ali apresentarão ofertas legítimas, porque chuparão a abundância dos mares e os tesouros escondidos da areia”.

Estandarte da Tribo de Issacar


  • Símbolo: jumento
  • Função: transporte – responsáveis pela travessia dos bens das tribos em suas peregrinações. Criavam jumentos, animais fortes e resistentes que atravessavam até desertos com grandes cargas.

Gn 49:14-15  “Issacar é jumento de fortes ossos, de repouso entre os rebanhos de ovelhas. Viu que o repouso era bom e que a terra era deliciosa; baixou os ombros à carga e sujeitou-se ao trabalho servil”. Dt 33:18-19 “De Zebulom disse: Alegra-te, Zebulom, nas tuas saídas marítimas, e tu,Issacar, nas tuas tendas.  Os dois chamarão os povos ao monte; ali apresentarão ofertas legítimas, porque chuparão a abundância dos mares e os tesouros escondidos da areia”.
Estandarte da Tribo de Dã 


  • Símbolo: balança
  • Função: direito – tribo formada por juízes que decidiam as causas de todo o povo.

Gn 49:16-18  “Dã julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel. Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os talões do cavalo e faz cair o seu cavaleiro por detrás. A tua salvação espero, ó Eterno!” Dt 33:22 “De Dã disse: Dã é leãozinho; saltará de Basã”.



Estandarte da Tribo de Gade


  • Símbolo:tenda
  • Função: responsáveis pelo acampamento – tribo encarregada de montar e desmontar o acampamento a cada mudança.

Gn 49:19  “Gade, uma guerrilha o acometerá; mas ele a acometerá por sua retaguarda”. Dt 33:20-21
“De Gade disse: Bendito aquele que faz dilatar Gade, o qual habita como a leoa e despedaça o braço e o alto da cabeça. E se proveu da melhor parte, porquanto ali estava escondida a porção do chefe; ele marchou adiante do povo, executou a justiça do ADONAY e os seus juízos para com Israel”.

Estandarte da Tribo de Asér


  • Símbolo: árvore frutífera
  • Função: abastecimento – responsável pelo armazenamento de alimentos para todas as tribos.

Gn 49:20  “Aser, o seu pão será abundante e ele motivará delícias reais”. Dt 33:24-25  “De Aser disse: Bendito seja Aser entre os filhos de Yaakov, agrade a seus irmãos e banhe em azeite o pé. Sejam de ferro e de bronze os teus ferrolhos, e, como os teus dias, durará a tua paz”.



Estandarte da Tribo de Naftali


  • Símbolo: gazela
  • Função: comunicador e responsável pelo meio ambiente – eram eloquentes, escritores e porta-vozes do povo, além de cuidarem da natureza.

Gn 49:21  “Naftali é uma gazela solta; ele profere palavras formosas”. Dt 33:23 “De Naftali disse: Naftali goza de favores e, cheio da bênção do Eterno, possuirá o lago e o Sul”.



Estandarte da Tribo de Efraim e Manassés 


  • Símbolo: trigo
  • Função: liderança e negociação – a tribo de José foi dividida em duas: Manassés e Efraim, seus filhos. José foi próspero na terra de suas aflições e garantiu a sobrevivência de seu povo.

Gn 49:22-26 “yossef é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus galhos se estendem sobre o muro. Os flecheiros lhe dão amargura, atiram contra ele e o aborrecem. O seu arco, porém, permanece firme, e os seus braços são feitos ativos pelas mãos do Poderoso de Yaakov, sim, pelo Pastor e pela Pedra de Israel, pelo ELOHIM de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoará com bênçãos dos altos céus, com bênçãos das profundezas, com bênçãos dos seios e da madre. As bênçãos de teu pai excederão as bênçãos de meus pais até ao cimo dos montes eternos; estejam elas sobre a cabeça de Yaakov e sobre o alto da cabeça do que foi distinguido entre seus irmãos”.  Dt 33:13-17 “De Yossef disse: Bendita do ADONAY seja a sua terra, com o que é mais excelente dos céus, do orvalho e das profundezas, com o que é mais excelente daquilo que o sol amadurece e daquilo que os meses produzem,  com o que é mais excelente dos montes antigos e mais excelente dos outeiros eternos, com o que é mais excelente da terra e da sua plenitude e da benevolência daquele que apareceu na sarça; que tudo isto venha sobre a cabeça de Yossef, sobre a cabeça do príncipe entre seus irmãos. Ele tem a imponência do primogênito do seu touro, e as suas pontas são como as de um boi selvagem; com elas rechaçará todos os povos até às extremidades da terra. Tais, pois, as miríades de Efraim, e tais, os milhares de Manassés”.

Estandarte da Tribo de Benjamin


  • Símbolo: lobo
  • Função: caça – tribo responsável pela caça, composta de homens valentes que também eram grandes soldados de guerra.

Gn 49:27  “Benjamim é lobo que despedaça; pela manhã devora a presa e à tarde reparte o despojo”. Dt 33:12 “De Benjamim disse: O amado do ADONAY habitará seguro com ele; todo o dia o ADONAY o protegerá, e ele descansará nos seus braços”.




Como você pode notar, cada tribo tinha uma função individual, porém, todos dependiam de todos, ou seja: era uma nação harmoniosa que se completava. Nenhuma tribo era auto-suficiente ou individualista, mas todos trabalhavam para o bem comum da nação.

6 comentários: