Você sabia que existem vários remédios naturais descrito na bíblia? Vamos ver 08 (oito) que podem nos ajudar a viver até os 100 anos. Se existisse uma “fonte da juventude”, com certeza, ela nasceria num lugar dos Estados Unidos chamado Loma Linda. Parece haver algo de especial lá: as pessoas vivem mais. Segundo uma matéria da revista National Geographic, essa é uma das três regiões do mundo onde vivem os campeões da longevidade. Elisworth Warehan é cirurgião cardiologista. Ele faz questão de entrar no centro cirúrgico do hospital universitário onde trabalha, em Loma Linda, Sul da Califórnia, e auxiliar nas cirurgias. Isso, aos 91 anos. Marge Jetton mora na mesma região. Adivinhe como ela comemorou os seus 100 anos de idade: renovou sua carteira de motorista para mais 5 anos. Não muito distante deles, vive Lygia Newton. Ela está entre as 20 pessoas mais idosas do mundo e, há algum tempo, reuniu seus amigos para celebrar seus 112 anos. Mas, como não existe a tal “fonte da juventude”, qual é o segredo deles?
A pesquisa descobriu que as pessoas que vivem além os 100 anos, têm algo em comum:
• Priorizam a família
• Vivem intensos relacionamentos sociais
• Não fumam
• Praticam atividades físicas
• Alimentam-se de frutas, verdura e grãos integrais
Não há duvidas: o estilo de vida está intimamente ligado à longevidade. Essas pessoas de Loma Linda seguem oito princípios básicos que podemos chamar de “REMÉDIOS NATURAIS”
1. AR PURO: Deus nos deu o fôlego de vida e criou o ar (Gn 1:8;2:7) que reveste a superfície da Terra, numa composição planejada, possibilitando a vida – 79 % de nitrogênio e 21 % de oxigênio. Procure respirar profundamente, ao ar livre, todas as manhãs. Mantenha o ambiente sempre bem ventilado e arejado. A completa oxigenação nos pulmões, e as infecções não se alastram na presença de oxigênio.
2. ÁGUA PURA: o planeta Terra e o corpo humano são formados por dois terços de água. Nesse planejamento inteligente de Deus, podemos ver o Seu recado para que bebamos água o suficiente para manter todas as nossas funções vitais. Por isso, beba de dois a três litros de água ao longo do dia, evitando ingeri-la no momento das refeições (meia hora antes e duas horas depois).
3. LUZ SOLAR: “Deus fez os dois grandes luminares o maior para governar o dia e o menor para governar a noite”. (Gn 1:16). A luz solar é um germicida eficaz. A casa deve ser bem arejada e banhada pelos raios solares. É vital, que toda pessoa até os 60 anos, fique ao Sol, pelo menos, 15 minutos por dia, antes das 10h ou depois das 16h.
4. ALIMENTAÇÃO BALANCEADA: a dieta saudável vem do Criador: “Eis que lhe dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês. E dou todos os vegetais como alimento” (Gn 1:29 e 30). Saiba que Deus se preocupa com cada detalhe da nossa saúde.
5. ATIVIDADE FÍSICA: na criação, o ser humano foi programado para não ficar parado. “O SENHOR Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e CULTIVÁ-LO” (Gn 2:15). Se Adão e Eva, que desfrutavam da companhia de Deus todos os dias (Gn 3:8), precisavam manter-se em atividade física. Imagine nós! Precisamos transpirar! Seja nas academias, clubes, praças ou simplesmente caminhando por ai – o importante é se mexer. Pratique exercícios com regularidade pelo menos uma hora por dia, três vezes por semana. Eles mantêm o coração saudável, o colesterol baixo e a pressão arterial sob controle. E combatem os efeitos nocivos do estresse crônico, depressão e ansiedade.
6. DESCANSO: quando Deus terminou de criar o mundo, para nos dar o exemplo. Ele “descansou de toda a obra que realizara na criação” (Gn 2:3). Para ter saúde, todos precisam de folgas semanais, férias e um descanso diário de oito horas de sono. O cérebro possui uma glândula chamada pineal. Ela produz a melatonina, um hormônio do nosso corpo. Isso acontece COM MAIOR EFICIÊNCIA durante a noite, entre duas e três horas da manhã.
7. DOMÍNIO PRÓPRIO: quando estamos adotando um novo estilo de vida, o desafio não é fácil. Precisamos exercer o autocontrole em todos os aspectos (At 15:20). Isso é um exercício diário que requer atitudes equilibradas e até abstinência. O equilíbrio é um principio divino. Tudo em excesso, faz mal. Mesmo as coisas boas da vida precisam de moderação: exercício físico, trabalho, lazer, sexo, estudo, descanso, entre outros. No entanto, fatores que agridem a própria vida, devem ser definitivamente rejeitados por nós. O álcool, por exemplo, está relacionado a 50% das mortes por acidentes de carro, 50% dos homicídios e 25% dos suicídios. Mas, além do álcool, outras coisas são maléficas à saúde, como as bebidas que contém cafeína, o fumo, estimulantes, alimentos condimentados, etc. Abster-se do que é nocivo a nós mesmo, é inegociável (1Co 3:16-17; 6:19-20).
8. CONFIANÇA EM DEUS: o domínio próprio só é possível com a ajuda de um Poder Superior, Deus. A comunhão com o Criador nos dá forças para exercermos com sabedoria o nosso livre arbítrio, para que escolhamos sempre o melhor para nossa vida. Estudos têm demonstrado que as pessoas que oram e têm atividade religiosas saudáveis vivem mais que as outras. Pela lógica, vale a pena confiar em Deus. Quando estamos numa situação difícil, mas temos a certeza de que seremos ajudados pro Deus, isso provoca uma reação positiva, enquanto o contrário também é uma realidade. Se eu não acredito em Deus, isso me leva a abrir o meu corpo para as doenças chamadas pelos profissionais de doenças psicossomáticas. “Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada”. (Hb 10:35).
As descobertas cientificas atuais têm ressaltado estes 8 (oito) princípios como a base para a longevidade. Porém, os cientistas não foram os primeiros a apresenta-los. A comunidade de Loma linda os conhecia há 150 anos.
Deus está interessado em nossa saúde física, mental e espiritual. Afinal, nossas vias de acesso a Ele são o cérebro, o corpo e a alma. Por isso, devemos cuidar da nossa saúde, para nos relacionarmos cada vez melhor com o Criador. Amém
Nenhum comentário:
Postar um comentário