sábado, 28 de novembro de 2020

Esboço de sermão pastor Euzebio: Jesus, um homem na contramão do mundo.

Jesus Cristo, um homem na contramão do mundo!
Texto Bíblico: Romanos 12:2
Introdução:
A cúpula judaica considerava-se representante de Deus na terra. Os assuntos de Deus eram a especialidades deles. Com a chegada de Jesus, todos deveriam estar extasiados, alegres e dispostos a Servi-Lo e a abandonar todos os preconceitos religiosos. Entretanto, como poderiam servir a um Cristo que nasceu num estábulo e cresceu numa cidade desprezível, fora da esfera dos doutores da lei? Como poderiam ser ensinados por um Cristo que ser escondeu na pele de um carpinteiro e tinha as mãos grossas oriundas de um trabalho pesado? Como poderiam amar e se envolver com alguém que era amigo de pecadores, que acolhia as prostitutas e jantava na casa dos malditos coletores de impostos? No conceito dos fariseus da época, o filho do Altíssimo deveria ter nascido em Jerusalém em berço de ouro, ter a pele rosada, não se misturar com a plebe nem se envolver com pecadores. Jesus era a antítese de tudo que imaginavam sobre o Cristo. Não podiam se dobrar aos pés de um homem que os combatia dizendo que eles procuravam os primeiros lugares nos jantares e nas sinagogas e faziam longas orações com o objetivo de serem elogiados pelos homens. Por todos estes motivos, o mestre de Nazaré era drasticamente rejeitado pela cúpula judaica. Ele literalmente atordoava os sacerdotes e todos os partidos de Israel: os fariseus, os saduceus e os herodianos. Cada vez que Jesus abria a boca, perturbava o sono da cúpula judaica. Embora, em alguns momentos, os membros desta cúpula o admirassem e ficassem confusos com Sua sabedoria. O consideravam autor da maior heresia que alguém já proferira na face da terra. Não podia ser Ele o Cristo, este teria de combater Tibério e todo o império romano e não eles, os zelosos da religião judaica. Diante de tal blasfêmia, os líderes de Israel decidiram que Ele tinha de morrer rapidamente. Por isso, o seu julgamento foi acelerado. Muitos dos que estudam o julgamento de Cristo não têm noção da sequencia dos eventos e da rapidez com que eles aconteceram. Os líderes judeus tentaram mata-Lo anteriormente, mas falharam. Agora Ele estava famoso demais. A multidão tinha de ser pega de surpresa e o ônus da Sua morte tinha de recair sobre a politica romana. Como fazer isto? Uma tarefa dificílima. Uma grande revolta poderia acontecer. Então, Jesus, para a nossa surpresa, facilitou este processo. Foi ao Jardim do Getsêmani se entregar sem qualquer tumulto. A cúpula judaica desejava mata-Lo, mas ela jamais imaginava que Ele também tinha um desejo ardente de morrer. Através dos acontecimentos vemos que Ele não fez literalmente nada para se safar do seu julgamento injusto, humilhante e torturante. Nunca os homens tiveram tanto desejo de matar um homem tão feliz e sociável, que contemplava os lírios dos campos e se colocava como a fonte do prazer humano, que desejasse atravessar a mais humilhante e sofrida travessia da morte! Refletindo sobre tudo isto, creio que os amados assim como eu chegamos a seguinte conclusão: Jesus Cristo nos chama para vivermos na contramão do mundo! Mas o que isto significa na prática? Amados dizemos que somos seguidores de Jesus, mas Jesus é invisível e impopular. Jesus não é um tipo de celebridade que podemos seguir nas Redes Sociais e, além disso, Ele ensinou coisas bastante difíceis de serem cumpridas. Aliais, muita gente acha os ensinamentos de Jesus e os demais ensinamentos da Bíblia bonitos, até terem que colocá-los em prática. A verdade, porém, é que os ensinamentos da bíblia contrariam a nossa natureza pecaminosa, desagradam a nossa carne. Então, muita gente prefere continuar vivendo sem a interferência de Jesus em suas vidas. Se somos seguidores de Jesus, a Bíblia é o nosso manual de vida e, quando vivemos o que esse manual de vida nos ensina, nosso estilo de vida nos faz diferentes do mundo. A Bíblia nos ensina que a nossa identidade não pode ser confundida com a do ímpio. Existe uma filosofia de vida no mundo que é destruidora e não podemos nos submeter a ela (o mundo jaz do maligno). Nosso estilo de vida não pode ser confundido com as práticas do mundo. Existe um contraste muito grande entre os Filhos de Deus e os ímpios. No próprio texto de Romanos, Paulo nos mostra isto. Há um contraste entre as palavras “conformar” e “renovar”. A mente conformada é uma mente obscurecida pela filosofia do mundo. O conformismo nos faz aprovar e praticar as ações do mundo. Começamos a pensar que nosso estilo de vida é aceitável, normal. Isso nos impede de vivermos a Boa Vontade de Deus. Uma mente mundana, conformada, é como um espelho empoeirado: enquanto ele não for limpo de toda a sujeira, não poderá refletir a luz do sol! Então, um cristão não se adequa aos padrões deste mundo. Este mundo, na verdade, é apenas um lugar de passagem. Somos forasteiros! Jesus, mesmo disse que veio para os enfermos, pois os sãos não necessitavam de médico. O que quero que os amados entendam é o seguinte: Jesus, esteve no meio de pecadores, prostitutas, homossexuais, assassinos, ladrões, políticos corruptos, etc, porém nunca Ele praticou os pecados que cada um deles praticava, pelo contrário sempre os convidou a se arrependerem e se converterem, renovando as suas mentes e praticando a Boa Palavra de Deus em suas vidas. Milhares de pessoas não aceitaram este convite do próprio Jesus Cristo, mas mesmo assim Ele nunca desistiu deles continuou a convidá-los e seguiu em frente para aqueles que O aceitaram, entrando em seus corações, ceando com eles e se tornando Senhor em suas vidas.
E você aceita o convite de Cristo para viver na contramão do mundo? Ou vai continuar se amoldando aos padrões mundanos?
Certa vez Jesus disse aos seus discípulos: - Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. (Mt 16:24)
Parafraseando o que Ele disse: - Se alguém quer vir após Mim, tem que renunciar a si mesmo, tem que andar na contramão do mundo! Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário