sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Esboço de sermão pastor Euzebio: Deus pode transformar qualquer pessoa!

Deus pode transformar qualquer pessoa!
Texto Bíblico: 2 Crônicas 33:1-20
Introdução:
Amado irmão falar de conversão nos tempos de hoje, para alguns, parece ser algo muito difícil, distante. Para outros, pode ser o simples fato de ir à igreja e seguir alguns ritos religiosos. Para outras pessoas, a conversão pode significar a ajuda aos pobres. Para alguns, também pode significar andar com a bíblia embaixo do braço, de forma piedosa. Enfim para cada um há uma dificuldade de se converter. Chega ao ponto de olharmos para certas pessoas e pensarmos: “este não tem jeito!” Da vontade de desistir, mas não é isto que devemos fazer. Como um bom exemplo para nós de que não há caso perdido, ou impossível para Deus, está na bíblia a história de Manassés, o pior rei de Judá. Ela nos mostra que Deus pode transformar qualquer pessoa! Quando olharmos para a história do povo do Antigo Testamento, observamos a nudez espiritual em que viviam. Apesar de tudo o que Deus fazia, tirando-os da escravidão do Egito, para leva-los à Terra Prometida em Israel, eles ainda reclamavam, permaneciam com o coração endurecido diante de Deus. Infelizmente, essas características podem ser vistas hoje, no povo do século XXI. Vamos aprender um pouco com a vida de Manassés.
• A infância de Manassés: por mais incrível que possa parecer, seu pai foi um dos melhores reis de Judá, portanto, a questão dele ser mal rei não era questão de educação e nem de bom exemplo por parte dos pais. Então pare de usar a desculpa que você faz mal porque seus pais faziam! Assim em sua infância, Manassés teve bons exemplos vendo seu pai seguir a Deus de todo coração. Teve privilégio de nascer em um lar religioso onde a Palavra de Deus era amada e praticada. Porém, como muitos hoje, Manassés não deu valor algum a tudo isto. Ele tinha tudo para ser um servo leal a Deus, um representante do Senhor na terra, mas jogou tudo fora. Irmão podemos aprender com isto, que nascer em um lar onde os pais servem a Deus não é garantia nenhuma, muitos também hoje desprezam este privilegio e não aproveitam a oportunidade que lhes está sendo dada.
• A maldade de Manassés: Manassés perdeu o pai muito cedo. Isto fez com que assumisse o reino com apenas 12 anos. Não sei se foi isto que subiu à cabeça. Ou se foram os seus conselheiros os culpados. Ou maldade mesmo. A verdade é que ele reinou por muitos anos (55 anos) procurando fazer e fazendo sempre o mal. Veja algumas das maldades de Manassés:
- reconstruiu os lugares de adoração pagã;
- construiu altares para outros deuses no Templo de Deus;
-queimou seus filhos, praticou adivinhação, era agoureiro, praticava feitiçaria, consultava adivinhos e médiuns;
- colocou a imagem de um ídolo dentro do Templo de Deus;
- matou muitas pessoas inocentes em Jerusalém.
Muitos em nossos dias têm praticado o mal, mas graças a Deus, poucos conseguem se igualar a Manassés. Olha que interessante: sabe porque ele praticava tanta maldade? Pasmem! Para desafiar a Deus. Ele fazia tudo isto porque queria provocar a Ira de Deus (2 Cr 33:6). Ele, rei que era, parece que não suportou a ideia de existir alguém superior a si; e desafiava a Deus. E sabem o que Deus fazia? Em Seu Amor e Misericórdia ainda mandava profetas para chamarem a atenção dele. Ele não dava ouvidos a Deus e o povo o acompanhava. Ele fazia o povo errar mais do que os cananeus (quem eram os cananeus? Eram os que Deus expulsou da Terra para que Israel possuísse). Manassés, era “pura” maldade. Não sei quantos de nós teriam misericórdia dele se pudéssemos julgá-lo? Ainda bem é Deus quem julga!
Mas, Deus pode transformar qualquer pessoa!
A conversão de Manassés: depois de tanto tempo levando uma vida perversa, Deus perdeu a paciência com Manassés. A paciência de Deus é longa, mas um dia acaba! Não havia mais jeito e Ele castigou Manassés e consequentemente o povo. Como muitos já testemunharam: “Alguns se convertem pelo amor, outros pela dor”. Manassés foi pela dor! Naquele momento ele percebeu que não era ninguém, que Deus é Senhor e exalta e rebaixa quem quiser. Caindo em si, sentindo sua fraqueza, angustiado suplicou por ajuda divina (2 Cr 33:12). Orou com toda intensidade e por mais incrível que possa parecer, Deus respondeu a oração de Manassés. E Deus pode responder a sua oração! Se arrependa como se arrependeu Manassés, reconheça Jesus Cristo como único Senhor da sua vida. Isto é conversão! Ela vai gerar mudança de atitudes!
Manassés já não tinha mais ódio de ninguém, desejava que todos fossem adoradores como ele, agora era. Deus na Sua Bondade restaurou Manassés; à função de rei e suas ações agora foram bem diferentes: tirou do Templo e jogou fora da cidade os deuses, imagens e seus altares; restaurou o Altar do Senhor e ordenou que seu povo servisse ao Deus Verdadeiro; passou a fazer tudo isso porque reconheceu que o Senhor é Deus!
Conclusão: para concluirmos é bom perceber em tudo isto duas coisas. A primeira delas que o amor de Deus é demais. Ele não só perdoou pessoas terríveis, como está, mas deu Seu Único Filho Jesus para morrer por elas e por nós. O amor de Deus não tem limites; e nós, pecadores que somos, só podemos agradecer por isto! A segunda é perceber que não há ninguém que Deus não possa transformar. Manassés não é caso isolado na história. O que dizer de Paulo, do endemoninhado da cidade de Gadara, de mim e de você... Por isso não desista! Continue pregando, compartilhando uma ministração como está, dando bom testemunho, enfim aproveitando as oportunidade, pois na hora certa o Espírito de Deus pode quebrar o mais duro dos corações. Deus pode transformar qualquer pessoa! Você crê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário