sábado, 7 de novembro de 2020

Esboço de sermão pastor Euzebio: O amor ao dinheiro e seus males.

O amor ao dinheiro e seus males.
Série Finanças: 1ª ministração
Texto Bíblico: 1 Timóteo 6:6-10
Introdução:
Amados vivemos uma época em que as pessoas são convidadas a consumir, a comprar. Propagandas bem elaboradas, programas de crédito facilitado, novidades constantes e várias outras coisas nos induzem a consumir desenfreadamente. E terminamos perdendo o controle sobre as nossas finanças. E você sabia que a fonte de muitos problemas enfrentados pelas famílias está no mau uso do dinheiro? Aliais este é um dos maiores motivos que levam ao suicídio e ao divórcio. Está série falando sobre “finanças” tem o objetivo de mostrar os males do amor ao dinheiro e os benefícios que ele pode proporcionar, se usado com sabedoria e moderação.
Hoje iremos abordar o 1º tópico – O amor ao dinheiro e seus males. Amém
Quero crer que todos estamos cientes da importância do dinheiro para a sobrevivência da família e individualmente também. No entanto, o amor a ele é a raiz de todos os males, segundo está escrito em 1 Timóteo 6:10ª. Jesus, já falará do perigo do dinheiro tornar-se um “deus” na vida do homem “ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar ume amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom”. Mt 6:24. Portanto, o que Jesus está dizendo é que podemos ter apenas um Mestre ou Senhor. Vivemos em uma sociedade materialista, onde muitas pessoas servem ao dinheiro, isto é fato! Gastam toda a vida acumulando-o, mesmo sabendo que, ao morrer, não o levarão consigo. O desejo de certas pessoas pelo dinheiro, e por aquilo que este pode comprar é muito superior a seu comprometimento com Deus e com os assuntos espirituais. Gastam muito tempo e energia, pensando no que têm armazenando (dinheiro e outros bens). Não caia na armadilha materialista, “porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males”. Você pode dizer honestamente que Deus, e não o dinheiro, é o seu Senhor? Jesus, também quis dizer que a busca das riquezas terrenas poderia exigir uma dedicação tão grande, quanto Deus exigia de seus servos. Seria, portanto, impossível servir aos dois, ao mesmo tempo. Esse fato foi exemplificado por Jesus quando Ele se encontrou com o jovem rico, Mt 19:16-22. Não que a riqueza em si fosse de toda má, mas o coração pode estar tão preso por ela que isso se constitui em obstáculo para seguir a Jesus. Quando o dinheiro se torna um “deus” na vida de alguém, tal pessoa é capaz de usar até meios ilícitos para obtê-lo ou usá-lo. Veja como agem, alguns:
• Há pessoas que mentem e enganam com a finalidade de obter lucros e vantagens pessoais (Pv 21:6);
• Outros exploram os semelhantes em beneficio próprio (Jr 22:13; Tg 5:4);
• Isso além dos roubos, assassinatos, assaltos e tantos outros crimes que visam a subtrair bens ou dinheiro de pessoas ou instituições.
Amados essas práticas não resolvem o problema de ninguém porque o resultado desse lucro desonesto são as dificuldades: no lar (Pv 15:27); o desapontamento (Ec 5:10); Insensatez (Jr 17:11); Misérias (Tg 5:3); e Apostasia (1Tm 6:10). Creio que os irmãos estão entendendo o que o Espírito Santo quer nos ensinar hoje! Só quero deixar bem claro que é errado afirmar que o dinheiro é a fonte de todo mal. Pastor que blasfêmia...Calma, filhinho, deixa eu explicar melhor, leia com atenção o que o Apostolo Paulo disse: “porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” (1 Tm 6:10). Entende, agora ele não disse que o dinheiro em si era propriamente mal. Mas, sim o amor a ele. É o mau uso do dinheiro que faz dele um objeto mal. Uma vez que pode ser destrutivo, maléfico para a saúde emocional, social e espiritual do homem, e até mesmo atrair consequências físicas devido à sua presença. Assim, aprender a usá-lo para o bem, de maneira certa em conformidade com o que Deus ensina é o melhor caminho para não ser vitima dos males que advém de um coração enganado a seu respeito. “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males, e nessa cobiça. Alguns se desviaram da Fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”. O próprio versículo bíblico deixa claro que o dinheiro em si não é mau. Na verdade, a bíblia diz que a riqueza é uma dádiva de Deus (Dt 8:18). Então o que o versículo bíblico condena é o pecado da avareza, isto é, o amor ao dinheiro. Quando o apostolo Paulo escreve que “o amor ao dinheiro é raiz de todos os males”, ele aplica essa frase a um contexto que refere especialmente aos falsos mestres e membros apóstatas da comunidade cristã. Isso significa que ele diz que a paixão e a ganância pelas riquezas formam um comportamento característico dos falsos líderes e mestres que tentam corromper a igreja de Cristo. No entanto, apesar do contexto especifico em que essa frase é aplicada, ela não deixa de possuir um princípio universal. Isso quer dizer que a repreensão do apostolo não se destina apenas aos falsos mestres; ela se destina a todos aqueles que se perdem no amor pelo dinheiro. Será que este tem sido o seu caso? Você se tornou um escravo do dinheiro? Se a resposta for sim. Jesus, diz: “Lembre-te, pois de onde caíste, e arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas” Ap 2:5. Porém, se sua resposta for não. Amém Glória a Deus! Continue firme e constante na Obra do Senhor!
Irmão creio que seja de suma importância entendermos melhor o que a bíblia tem para nos dizer a respeito dessa tão útil e perigosa ferramenta, que pode tanto fazer o bem como o mal, depende de como à usamos! Na próxima Live iremos abordar o 2º Tópico – O dinheiro pode ser bênção. Portanto, não perca!




Nenhum comentário:

Postar um comentário