sábado, 14 de novembro de 2020

Esboço de sermão pastor Euzebio: O Dinheiro pode ser bênção.

O Dinheiro pode ser bênção.
Série Finanças: 2ª ministração
Texto Bíblico: Lucas 12:15
Introdução:
na bíblia Deus diz que o dinheiro pode ser uma bênção, mas não deve dominar nossa vida. Acho que no 1º tópico desta série já ficou bem claro isto! Agora a questão é como o dinheiro pode ser bênção para as nossas vidas? Vamos aprender! O dinheiro serve para facilitar a vida mais quando é usado de forma errada pode trazer muitos problemas como por ex: afastamento de Deus, muita preocupação, tentação, e tantos outros. A riqueza ou falta dela não serve para medir a espiritualidade das pessoas. Deus aceita e ama tanto o rico como o pobre. Ele só disse que seria difícil um rico adentrar os céus, os motivos, pelas quais estamos vendo nesta série sobre finanças. O dinheiro bem gerido, serve para:
Suprir necessidades – com dinheiro podemos comprar as coisas que precisamos para sobreviver, sustentar a família e preparar para o futuro. E isto é tão verdade, que ao nascer o Senhor Jesus Cristo, os magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra. E creio eu, que serviram para sustenta-los durante o período de sua infância e adolescência, no Egito.
Ajudar outros – dinheiro dado com sabedoria pode ajudar a aliviar o sofrimento de pessoas que estão passando dificuldade.
Realizar a Obra de Deus – podemos usar o dinheiro para sustentar a igreja e quando falo de igreja, não apenas no sentido de prédio físico, mais trabalhos/ministérios voltados a servir ao Senhor e ao próximo.
Adquirir comodidades – o dinheiro também pode servir para diversão e lazer, nunca se esqueça “há um tempo determinado para todas as coisas”. A igreja começa na sua casa, reserve um tempo para a família, invista nela... Tenha sempre um recurso reservado, nem que seja pouco, é neste pouco que Deus irá multiplicar em tua vida. Na questão de tempo para a família, não se torne fanático 24 horas dentro de igreja até porque você é igreja, estas 24 horas na presença do Senhor você pode e deve desfrutar também junto de seus familiares e amigos... há um tempo determinado para todas as coisas, não se torne fanático... Jesus morreu para que fossemos livres! Saiba que não é errado desfrutar do dinheiro quando cumprimos também nossas obrigações.
O cristão precisa ter uma atitude equilibrada em relação ao dinheiro. Não é errado ter muito dinheiro e ser pobre não é ter falta de fé. Deus pode abençoar tanto o pobre como o rico. A bíblia nos ensina a viver contentes em todas as situações, na riqueza e na pobreza (Fp 4:12-13). Tudo o que fizerem, façam sempre com alegria ao Senhor... É importante trabalhar para ganhar dinheiro de forma honesta. Lucro fácil logo desaparece e quem enriquece de forma desonesta terá castigo de Deus (Pv 21:6). Quem gere seu dinheiro com cuidado e confia em Deus terá sempre o necessário para viver. Quem é rico deve ser generoso e quem é pobre não deve ter inveja do rico. Deus não nos chamou para viver na miséria; podemos gastar dinheiro em nós próprios. Mas a mensagem de Deus não é focada no dinheiro. O dinheiro não nos ajuda a entrar no céu e não o podemos levar conosco quando morremos. Irmãos creio que todos nós queremos ser prósperos e abençoados financeiramente. Todavia, para nós chegarmos lá, não basta simplesmente querer (querer muita gente quer). Nós precisamos ter hábitos no nosso dia a dia que nos levem em direção a esse propósito. Na Palavra de Deus nós encontramos alguns desses hábitos:
1. Consagre ao Senhor o seu dinheiro – ou seja, reconheça que tudo aquilo que chega nas suas mãos provém de Deus (Jo 6:1-13). Esse é o primeiro hábito que precisamos ter. Reconhecer todos os dias o Senhor como fonte de Provisão na nossa vida;
2. Trabalhe duro e honestamente – tem coisas que Deus faz por nós, Ele abre as portas, nos concede oportunidades, Ele nos conduz com sabedoria, Ele nos ajuda a tomar as decisões certas. Portanto, Deus faz a parte dEle. E nós também precisamos fazer a nossa parte, tem coisas que nós é que temos que fazer. E uma delas é trabalhar honestamente.
3. Planeje os seus gastos – a bíblia diz em Pv 21:5 que os planos do diligente, ou seja, os planos daqueles que trabalham duro, tendem a abundância. Isso significa que você tem que trabalhar duro sim, mas também tem que ter planos. Tem que planejar os seus gastos. Você tem que ter controle de todas as suas despesas e rendas.
4. Seja econômico e poupe – o primeiro passo para você ser prospero é você aprender a gastar o seu dinheiro. A matemática é muito simples: jamais gaste além do que você recebe. Uma vez que você aprendeu a gastar, agora você tem que aprender a poupar. Como Deus vai multiplicar algo, se você não tem nada? Olha dois exemplos bíblicos disto: o profeta Eliseu aumentou o azeite da viúva, e isto só foi possível, porque ela tinha uma vasilha de azeite, entende? Outro exemplo foi a multiplicação dos pães e peixes, também só foi possível porque alguém tinha um pouco desses elementos para colocar nas mãos do Senhor Jesus Cristo, e ai o milagre aconteceu!
5. Seja fiel no Dizimo e generoso nas ofertas – por fim, o último hábito que precisamos ter é: seja fiel no dizimo e generoso nas ofertas. Agora tem o seguinte é você e Deus, falo isto no sentido de valores... Porque os homens inventam tantas coisas para sugar o máximo de dinheiro das pessoas, em vez de exortarem as pessoas a fazerem com alegria algo tão prazeroso. Se você tiver alegria em dizimar e ofertar, creio que em certos momentos você irá dizimar mais do que 10% e sempre dará ofertas generosas, crendo que tudo isto será usado, não para sustentar meia dúzia de pessoas, e dando uma vida luxuosa, enquanto o povo muitas vezes passa necessidade. O dinheiro será usado para edificação de todos tantos dos que estão na igreja, e dos que estão fora dela.
Conclusão: o dinheiro é bom servo, mas um péssimo senhor. “seu temor determina seu senhor”. Se teme ao dinheiro, serve ao dinheiro; se teme a Deus, serve a Deus. Deus não precisava do sacrifício de Isaque, porque Ele não aceita sacrifícios humanos. Deus precisava da obediência de Abraão, porque Ele tinha propósitos para ele! Deixá-lo muito rico! Coloca-lo por “pai de muitas nações”! Fazê-lo bênção a todas as famílias da Terra! A bíblia diz que o deus deste século (Satanás) cegou o entendimento dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo. Porque no dia em que a pessoa entender o quanto Deus a ama e quer o melhor, ela obedece e passa a receber bênçãos de todo lado. Para finalizar, guarde em seu coração: dinheiro é bênção quando Jesus é o Senhor do nosso coração! Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário