sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Esboço de sermão pastor Euzebio: A Fé que Salva!

A Fé que salva!
Texto Bíblico: Tiago 2:14-26
Introdução:
é muito conhecida a frase: “Quem tiver fé em Jesus Cristo está salvo”. Por essa frase se entende que a salvação ou libertação é muito fácil! Mas será que é mesmo assim tão fácil? Olha que interessante: os evangelhos foram escritos em grego. E a palavra grega evangélica “pistis”, traduzida por fé no português, significa também “fidelidade”. Só através desta compreensão podemos entender melhor qual é a Fé que Salva? O texto que lemos de Tiago tem dado dor de cabeça a muitos, pois alguns pensam que Tiago contradiz Paulo. Pois Paulo ao escrever aos romanos está combatendo um tipo de problema, Tiago enfrenta outro. Paulo por exemplo enfatiza a fé salvadora, Tiago por seu lado esclarece qual é o tpio de fé que salva (nem todas têm este poder). Podemos perceber que, para Tiago, existem pelo menos dois tipos de fé em Deus. Existem outras que não envolvem Deus: fé nos horóscopos, jogos de azar, anjos, demônios, pessoas, etc.
A fé morta: em primeiro lugar Tiago escreve a respeito da fé morta. Mais o que é a fé morta? É a fé da boca para fora, que não produz nada e não faz diferença, não opera (v.20), pode até atrapalhar. É fé que não inspira confiança. É a fé da maioria de nosso povo brasileiro. Pergunte a qualquer pessoa se ela tem fé? Vou além pergunte a qualquer brasileiro se ele acredita em Jesus Cristo? Pergunte se ele crê em Deus? Você terá boas chances de receber uma resposta positiva; mas esta fé, no geral, não leva o declarante a fazer nada, portanto esta fé não pode salvar (v.14); esta fé é ineficaz (vs.15,17), não serve para nada. É a mesma fé que os demônios possuem (v.19). É uma fé que faz com que reconheça o poder de Deus. É uma fé que faz demônios tremerem, mas é uma fé que não leva a agir segundo a vontade de Deus.
A fé viva: em segundo lugar Tiago escreve a respeito da fé viva. O que é fé viva? É a fé que leva a ação. Olha uma pequena ilustração: “Quantos acreditam que fazer exercícios físicos é bom para a saúde? Quantos fazem exercícios regularmente? Aqueles que praticam têm uma fé viva nesta verdade, os outros possuem uma fé morta que não fará nenhuma diferença em suas vidas. A fé que Tiago está defendendo é semelhante a esta. É a fé que os atos comprovam! É a fé que não para na mente, mas leva a ação! Ela opera! Ela faz produzir! Leva à obediência a Deus. É a fé que operou nos fiéis do passado: deste tipo foi a fé de Abraão (vs.20-23). Pela fé Abraão ofereceu seu filho Isaque. Tiago também fala de Raabe (ela foi justificada pela obra produzida por sua fé (v.25). A fé destes dois é o tipo de fé que salva (fé viva – operante – que leva a agir – obedecer ao nosso Deus).
Para evitar algum mal entendido. Vamos entender uma coisa: afinal, Tiago fala de Salvação pelas obras ou pela fé? Ele fala de obras resultantes da fé, que é o mesmo que fé que resulta em obras. Fé e obras são coisas inseparáveis (v.24). Tiago mostra que a fé que salva resulta em boas obras (v.26) e desafia-nos a provar que temos fé sem obras (v.18), enquanto ele prova que tem fé por suas obras.
Eu sei que todos que estão nesta Live possuem fé, mas o que ela tem produzido na sua vida? Ou nada produz? Crer que Jesus morreu para te salvar é uma coisa, se colocar à disposição dEle é outra coisa, é obra de fé! Saber que Ele é o Salvador é uma coisa, confessá-Lo como teu Salvador e entregar-se a Ele sem restrições é outra coisa.
Quero terminar com uma ilustração: Conta-se de uma pessoa que tinha uma doença incurável. Certo dia surgiu na cidade um médico que havia descoberto o remédio para curar aquela doença. O homem ficou muito contente. Mandou comprar o remédio, ele cria que seria curado, e dizia para todos que o visitavam: agora estou tranquilo, está vendo aquele frasco ali em cima do armário? Nele está a solução do meu problema. Ele tem o poder para me curar, ele pode me dar vida de verdade. O tempo passava e ele continuava fazendo isto. Fez por um bom tempo até que morreu. Ele cria na eficácia do produto, mas por alguma razão insensata nunca o tomou. Como é fácil notar, fé que não leva à ação não tem nenhum valor! Não basta reconhecer que Jesus é o Salvador, é preciso apropriar-se desta verdade e obedece-Lo em tudo, viver de tal forma, fazendo a vontade dEle. Que possamos mostrar através das nossas ações que somos discípulos do Senhor Jesus Cristo! Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário