sábado, 26 de dezembro de 2020

Esboço de sermão pastor Euzebio: A Paz de Cristo | paz além do entendimento.

A Paz de Cristo | Paz além do entendimento
Texto Bíblico: João 14:27
Introdução:
Muitos podem questionar “O que é paz?” para tentar responder esta questão, quero deixar com você algumas ideias que encontro neste belo texto bíblico: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (Jo 14:27). Dele, podemos deduzir as seguintes lições para a nossa vida:
A minha paz vos dou: a paz é um presente, uma dádiva. Não se compra numa loja, não se adquire com dinheiro, não se paga com cartão de crédito. Ela custou o sangue de Jesus Cristo na cruz: “Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. Porque Ele é a nossa Paz”. (Ef 2:13-14). Um alto preço foi pago! Essa paz não é fruto de penitência, autoflagelo, religiosidade, sacrifícios, práticas tais como meditação, ioga ou reiki por exemplo. Também não se alcança no fundo do copo, nas drogas, no mero prazer sexual. A paz é fruto do amor de Deus, da graça de Cristo. Ela é um presente, só podemos recebe-la pela fé em Jesus Cristo.
Não vo-la dou como a dá o mundo: a paz, além de ser um presente, é inconfundível. Ela é singular, única, real e verdadeira. Isso inferimos dessas palavras do Mestre Jesus. O mundo nos dá uma certa paz, só que é uma falsa e mentirosa paz, efêmera, fugaz, passageira. O mundo procura nos enganar, iludir. Aliás, como as pessoas têm sido enganadas, iludidas com essa falsa paz! Não é assim com a paz de Cristo, ela excede a nossa compreensão humana e guarda nossa mente e nosso coração. (Fp 4:7).
Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize: a paz que temos em Deus é eficaz. Ela não permite que o nosso coração se atemorize. Ela nos livra do medo, do pânico, do desespero, da ansiedade, da tristeza. Ela nos faz andar em vitória. A paz que o Espírito Santo coloca em nosso coração nos livra do jugo da escravidão e nos faz viver a vida abundante em Cristo Jesus. “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. (jo 16:33)
Irmãos hoje estamos tentando explicar algo que é inexplicável, que está além de nosso entendimento, a paz de Deus. Como entender, por exemplo, Paulo e Silas, orando e cantando louvores a Deus depois de terem apanhado e sido acorrentados no interior de uma prisão? (At 16:19-26). Ou a tranquilidade de Paulo em um naufrágio quando até os marinheiros já haviam perdido a esperança? (At 27:20-25). Coisas como estas são impossíveis de entendermos, mas nos mostram que é possível alcançar uma paz que ultrapassa as circunstâncias, que independe das situações, que está acima de tudo. Isto não era privilégio exclusivo de Paulo, Silas e outros gigantes da fé, também nós podemos alcançar esta paz que vai além de nosso entendimento. Vejamos os conselhos de Paulo, que tinha esta paz, para que também nós a possamos alcançar.
Não devemos andar ansiosos por coisa alguma (Fp 4:6ª): Paulo não escreveu estas palavras para incrédulos, mas sim para uma igreja (sinal de que ele sabia que o cristão também, em determinadas ocasiões, ainda que não deva, pode chegar a ficar ansioso). Quem nunca ficou ansioso por algum motivo? Será que agora mesmo não temos pessoas aqui na Live que estão passando por algum tipo de ansiedade? Creio que temos! Não é raro ficarmos ansiosos com o trabalho, com os estudos, com os filhos, com a saúde, com a situação do país, etc. Mas não devemos andar ansiosos por nada, diz a Bíblia por três motivos: ficar ansioso não nos ajuda em nada; ficar ansioso só nos atrapalha; e ficar ansioso demonstra a nossa falta de fé.
Devemos colocar tudo diante de Deus (Fp 4:6b): para conseguirmos a paz que ultrapassa o nosso entendimento, além de não andarmos ansiosos por coisa alguma, devemos colocar tudo aquilo que procura nos afligir diante de Deus. Nada deve ficar de fora. Tudo o que está preocupando a você, deve ser colocado diante de Deus. Ele conhece tudo, mas deseja que lhe contemos as dificuldades. Isto é demonstração de Fé! Isto deve ser feito: pela oração, pela súplica e com ações de graça. É claro que a bíblia não defende a ociosidade. Portanto, devemos trabalhar como Jesus trabalha! Mas sempre confiantes que Deus está no controle de tudo. Amém
Conclusão: não devemos nem precisamos andar ansiosos por coisa alguma. A grande maioria de nossas preocupações não passam de tempestades em copos d’água, terminam em nada, e ainda que venham a ser tempestades de verdade, ao nosso lado está Jesus, aquele que tem poder para dizer à tempestade: Acalma-te, emudece! E a tempestade obedece. (Mc 4:39). Não entendo como, nem poderia entender, mas sei que Deus da Paz além do entendimento. Coloque os seus pedidos diante de Deus e Ele lhe dirigirá em cada passo. Não ande ansioso, descanse em Deus! Siga o conselho da bíblia que nos diz: “Não andeis ansiosos de cousa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus”. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário