sábado, 27 de fevereiro de 2021

Esboço de sermão pastor Euzebio: As vantagens de estarmos unidos como igreja?

As vantagens de estarmos unidos como igreja?
Texto Bíblico: Eclesiastes 4:9-12
Introdução:
O livro de Eclesiastes é considerado Literatura Sapiensial (é um livro de sabedoria). No contexto imediato, o autor acabou de falar do homem solitário (Ec 4:7-8). Aqui ele fala a respeito da união (tanto que este texto é muito utilizado em casamentos). E lembre- se quando falamos de casamento, vem a figura de “Aliança”. É bom observar que união é mais do que estar junto (podemos estar juntos sem estarmos unidos). Viver junto, mas sem união é problema na certa (isto só traz desvantagens). 
Ilustração: Existe uma sequencia de desenhos, que ilustra ao mesmo tempo as desvantagens de se estar junto, mas desunidos e as vantagens de se estar juntos e unidos. O primeiro desenho apresenta dois burricos amarrados um ao outro por uma corda. Cada um puxava para um lado procurando comer o seu monte de capim e não chegavam a lugar nenhum. No segundo os dois aparecem tendo uma ideia brilhante. Conversaram e partiram para a execução do plano. Os dois comeram o monte de capim que pertencia a um deles e depois, juntos partiram para o próximo monte que pertencia ao outro. Muitas vezes estamos juntos, mas não estamos unidos, com os mesmos propósitos por isso não vamos a lugar nenhum. Já que estamos juntos, por que não nos unirmos verdadeiramente? Este texto de Eclesiastes é claro em nos mostrar que a união só traz vantagens. Vejamos algumas: 
Aumenta a produção (v.9). o texto está dizendo que dois juntos recebem um salário melhor. E só posso imaginar que isto é em virtude da maior produção. Se não houvesse uma maior produção, dois juntos, ganhariam apenas o valor de dois isolados. Quando trabalhamos em conjunto aumentamos a produção por que: utilizamos mais a nossa imaginação (duas cabeças pensam melhor do que uma); aperfeiçoamos o trabalho (ensinamos e somos ensinados – ajudamos e somos ajudados); somos estimulados a ultrapassar os nossos supostos limites. Enfim, em conjunto produzimos mais e melhor e com isto somos melhor remunerados. Na Obra de Deus atingimos de forma mais rápida e eficiente as metas que nos estão propostas. Amem 
 Traz ânimo ao caído (v.10). ninguém é de ferro! Mais dia menos dia nos sentimos cansados, esgotados e podemos até cair pelo caminho. A união não evita 100% a queda, a derrota, mas sempre ajuda a levantar. Coitado daquele que estiver só e vier a cair. Precisará de muito mais força para poder se levantar. O companheirismo é uma bênção de Deus que deve ser cultivada para o nosso próprio bem. 
Traz conforto (v.11). o texto pode estar falando de um casal ou, mais provável, de dois viajantes (e não era fácil as viagens de antigamente, principalmente ter que dormir ao relento). Seja como for o texto mostra que a união traz conforto. Um proporciona conforto ao outro e ambos ficam satisfeitos. Ainda que em nossos dias não viajemos em condições precárias como estas a união continua trazendo conforto, uma vida melhor, para todos os que participam dela. Quando de fatos estamos unidos, não apenas juntos: tudo não é mais meu e sim é nosso. Por exemplo meus talentos não são apenas para edificação da minha vida, mas para a edificação de todo o corpo (a igreja).
Aumenta a nossa força (v.12). como já foi dito as viagens antigamente eram muito desafiadoras, muitos perigos. Os viajantes eram constantemente atacados. Irmãos unidos temos maior resistência, não será fácil nos derrotarem. Unidos temos também maior poder de realização, realizamos pouco porque não estamos unidos. Quando nos unimos nos tornamos fortes, estamos prontos para resistir melhor e para realizar aquilo que não realizaríamos com as próprias forças. A corda de três dobras pode até rebentar, mas não será com facilidade. Vamos nos unir cada vez mais para resistir e para conquistar. amém
Conclusão: Estas são algumas vantagens da união, existem outras que poderiam ser aqui listadas. Não conheço nenhuma desvantagem para a união, você conhece? Então por que não nos unirmos? Juntos, estamos mesmo. Se estivermos desunidos só atrapalharemos uns aos outros. Unidos só teremos vantagens, por exemplo: melhor por produção, mais ânimo, mais conforto, mais força, e seremos mais úteis. Una-se aos propósitos da igreja e seja um instrumento melhor no Reino de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário