sábado, 20 de fevereiro de 2021

Esboço de sermão pastor Euzebio: Jó, um servo exemplar!

Jó, um servo exemplar!
Texto Bíblico: 1:1
Introdução:
Amado ouvinte de certa forma todo cristão verdadeiro deveria ser exemplo para os irmãos e para os de fora. E cabe uma pergunta: Você tem sido um bom exemplo para as pessoas? Nosso exemplo máximo é Jesus e, sem dúvidas, nossos olhos precisam estar fixos, acima de tudo nEle. Mas, como Jesus é Deus e um modelo perfeito, que na totalidade nunca será imitado, muitos preferem nem tentar copiá-lo, e dão inúmeras desculpas. Desistem por pensar: Ah! Não tem jeito mesmo, nunca conseguirei ser como Ele. Contudo, a bíblia mostra também outros exemplos que poderíamos chamar de servos exemplares, pecadores como nós, possíveis de serem imitados então na totalidade, e Jó é um destes. Amém
Em Jó capítulo1 vemos a descrição de um dos santos mais notáveis da Bíblia: Jó, que é descrito pelo texto sagrado como um homem sincero, reto e temente a Deus e que se desviava do mal. Além de ser um homem fiel a Deus, Jó era o homem mais rico do Oriente na época, era um magnata da agricultura e do transporte. Seus sete filhos e três filhas eram felizes e viviam em comunhão, constantemente eles celebravam com banquetes, um na casa do outro. Por isso mesmo, Jó continuamente oferecia sacrifício holocaustos intercessores pela vida de cada um deles, para que caso eles pecassem contra o Senhor, fossem perdoados. Ou seja, temos um verdadeiro homem de Deus aqui. O livro de Jó é difícil e muito já se tem discutido a respeito dele, e de seu gênero literário, mas uma coisa está bem clara em suas páginas: Jó é apresentado nele como um servo exemplar! Além do escritor deste livro, o próprio Deus reconhece Jó como um servo exemplar (Jó 1:8 e 2:3). Assim olhando as características de Jó, quero desafiá-los a também serem servos exemplares como ele.
Seja um servo exemplar buscando ter uma vida integra (Jó, nosso exemplo hoje, é chamado íntegro). Outra versão chama-o de bom. O termo hebraico “tam”, também pode ser traduzido para o português, entre outros por: completo, certo, pacífico, calmo, puro e íntegro. Ou seja, Jó era alguém inatacável (isento de acusações válidas). Para nos tornarmos servos exemplares devemos viver assim: De tal maneira que não possam haver acusações válidas contra nós, seja na área que for, como: financeira, sexual, relacionamentos, espiritual. Eu sei que não é fácil ter uma vida íntegra, somos humanos, mas Jó também era. Daqui para frente, tome a decisão de ser, como ele, um servo exemplar, buscando ter uma vida íntegra, sem falhas. O inimigo e o mundo vão nos acusar a todo o momento, a questão é suas acusações são válidas?
Seja você também um servo exemplar praticando a retidão. As palavras íntegro e reto parecem ter o mesmo significado, porém a retidão significa: Justo (Sl 33:1); Leal aos compromissos assumidos (2Rs 10:15); e Obediente às Leis de Deus (Dt 6:17-18). Jó, mesmo sendo um homem riquíssimo e, portanto de poder, conservou-se reto. No texto do livro de Jó 31:1-34, sua defesa desesperada diante do sofrimento que acreditava vir de Deus, é uma amostra disso. O cristão que deseja ser um servo exemplar fará bem em seguir este exemplo. Não basta desejar, ou falar, é necessário agir. Seja honesto para consigo mesmo e para com os outros; seja leal aos compromissos assumidos. Obedeça à Palavra de Deus em tudo. Em suma, pratique a retidão!
Seja você um servo exemplar demonstrando temor a Deus. A palavra temor às vezes nos confunde. Pensamos: Mas como vou temer a Deus se Ele é meu Pai? Quero lhe dizer que o termo traz em si um significado duplo de medo e profunda reverência. Jó temia, tinha medo, que Deus se desagradasse com as atitudes de seus filhos e, reverentemente prestava culto a Deus. Os dois sentimentos, medo e reverência, andavam juntos na vida de Jó.
Jesus nos ensinou que devemos temer mais a Deus do que aqueles que podem matar o corpo, porque, segundo Ele, Deus além de tirar a vida, depois disso, pode lançar no inferno. Ninguém então deve brincar com Deus, e isto é o que muitos fazem com o pretexto de intimidade. Seja servo exemplar, demonstrando temor em todas as situações. Não brinque com algo tão sério.
Seja você também um servo exemplar, fazendo o mesmo que Jó, desviando-se do mal. Ao que parece Jó era radicalmente contra a tudo que é classificado como mal. Em outras palavras, ele não brincava com o pecado. Faça o mesmo, identificando o pecado e dizendo: Não vou fazer! Faça um retrospecto em sua vida. Por acaso você não tem chego perto demais de coisas que desagradam a Deus? Não tem participado de algo que dizem por ai que não tem importância, mas que você sabe, pela Palavra, que é errado? Se for assim, lembre-se de Jó, desvie-se do mal.
Conclusão: Jó conseguiu! Tornou-se um servo exemplar dando alegrias a Deus. Observe o tom de satisfação de Deus ao falar a Satanás: “Observaste a meu servo Jó?” Jó 1:8. Este sentimento de Deus era como a “alegria de um pai satisfeito com o filho”. Você quer ser um servo exemplar? Ainda que eu não me considere um, vejo que é possível. Jó era humano como nós e foi um servo exemplar. Nós também podemos ser. É difícil, mas não impossível! Baseados nos exemplos de Jó, pedindo ajuda ao Espírito Santo, passemos a buscar uma vida íntegra, a praticar a retidão, a demonstrar temor a Deus e a desviarmo-nos do mal, para que sejamos servos exemplares. Amém



Nenhum comentário:

Postar um comentário