sábado, 13 de fevereiro de 2021

Esboço de sermão pastor Euzebio Galdino: Prepare-se para o encontro com Deus!

Prepare-se para o encontro com Deus!
Texto Bíblico: Amós 4:4,5 e 12
Introdução: Amós vivia como vaqueiro ou pastor em uma cidade chamada Tecoa a 20Km ao Sul de Jerusalém. Ele foi chamado por Deus para pregar. Amós 7:15 - "Mas o Senhor me tirou do serviço junto ao rebanho e me disse: Vá, profetize a Israel, meu povo." Israel desfrutava neste tempo de prosperidade política, econômica e cultural e podia se orgulhar de grandes sucessos. Porém, do ponto de vista espiritual, Israel vivia em uma grande decadência. Amós foi enviado a pregar no centro da corrupção do reino do norte: A cidade de cultos chamada Betel. O Rei Jeroboão havia construído altares de adoração em Betel e colocou ídolos em forma de bezerros e montou o seu próprio sacerdócio e novos dias santos. Assim o que tinha começado séculos antes como um lugar sagrado, onde Abraão e Jacó tinham encontrado a Deus, era agora o centro de idolatria em Israel. E chamou Deus a Amós para ir pregar contra a corrupção de Israel e contra Betel e o tipo de adoração que estava acontecendo por lá. 
A FALSA RELIGIÃO DE ISRAEL: Uma mensagem Irônica: v.4 e 5 - "Vinde a Betel, e transgredi; a Gilgal, e multiplicai as transgressões; e cada manhã trazei os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos de três em três dias. E oferecei o sacrifício de louvores do que é levedado, e apregoai as ofertas voluntárias, publicai-as; porque disso gostais, ó filhos de Israel, disse o Senhor Deus." Percebemos obviamente que os israelitas eram muito religiosos. Faziam muitas ofertas, sacrifícios, levavam dízimos, faziam festas, tudo muito religiosamente, mas a vida que viviam provocava repúdio em Deus. Assim como os Israelitas, podemos ser religiosos, fazendo inúmeras atividades na igreja, cantando inúmeros cânticos, hinos, fazendo retiros, entregando dízimos, ofertas, fazendo encontros, etc... Mas, se a vida for errante, se as intenções não corresponderem aos atos de culto, certamente provocaremos o mesmo sentimento no Senhor. "Eu odeio e desprezo as suas festas religiosas; não suporto suas assembleias solenes. Mesmo que vocês me tragam holocaustos e ofertas de cereal, isso não me agradará. Mesmo que me tragam as melhores ofertas de comunhão não darei a menor atenção a elas. Afastem de mim o som de suas canções e a música das suas liras. Em vez disso, corra a retidão como um rio, a justiça como um ribeiro perene."
O QUE ISRAEL PRECISA FAZER... Então Israel vinha encontrar-se com Deus com vidas sujas e trazendo consigo várias formas de religiões perdendo o contato com o Deus da verdade. Israel precisa parar, ainda que no caminho para Betel onde se faz o culto... E se preparar para encontrar o seu Deus. Abandonar seu pecado, abandonar seus deuses voltar-se para o único Deus criador, que é a verdade.
UMA ESPERANÇA... v.12... Prepare-se para encontrar-se com o seu Deus, ó Israel. Vivemos no tempo da graça, mas o Julgamento de Deus sobre os seres humanos é decisivo. Ele acontecerá. Não há como escapar. Todos nós passaremos por este encontro. Atos 17:30 e 31 “No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou(Jesus). E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.
COMO ME PREPARAR?... 
RENUNCIAR TODO O PECADO CONHECIDO DE NOSSA VIDA - Deus receberá o mais imundo pecador nos seus braços, contanto que o seu coração esteja quebrantado, contrito, ansioso por Cristo e com fé na purificação de sua vida através de Jesus. Mas Deus não se deixa escarnecer, e conhece aqueles que vão aos cultos como crentes e vivem durante a semana quebrando os seus mandamentos e ensinamentos de forma natural, anestesiada, petrificada e sem culpa. Então o primeiro ato no preparo para encontrar-se com Deus é confessar e renunciar todo pecado e vir adorá-lo com corações limpos através do sangue de Jesus e repousados em seu perdão e esperança.
SE ACHEGAR BEM PERTO DE DEUS EM NOSSOS CORAÇÕES - Voltar-se para Deus é um movimento do coração, não um movimento do corpo. Há uma preparação do coração para ser feita a fim de encontrar-se com Deus. "As pessoas me honram com os lábios, mas seu coração está longe de mim." (Mateus 15.8)
PREPARE-SE PARA ENCONTRAR O SEU DEUS - A melhor maneira de encontrar com Deus amanhã é encontrá-lo hoje. A cada dia, purificando os corações e se achegando e tendo comunhão com ele. Não deixemos para encontrá-lo no dia final. Acheguemo-nos hoje, para que, quando o encontro face a face chegar, venhamos a desfrutar de um momento sublime e único. Olhem para o Senhor e para a sua força; busquem sempre a sua face. (1 Crônicas16:11). Recorram ao Senhor e ao seu poder; busquem sempre a sua presença. (Salmos105:4). Busquem o Senhor, todos vocês humildes do país, vocês que fazem o que ele ordena. Busquem a justiça, busquem a humildade; talvez vocês tenham abrigo no dia da ira do Senhor. (Sofonias 2:3). Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto. (Isaías 55:6)
Conclusão: se Israel tivesse ouvido a voz de Deus teria tido um encontro de muita alegria e não de desgraça. Se nós ouvirmos a voz de Deus e nos arrependermos de nossos pecados, poderemos ter um encontro de muita alegria com o Senhor. Jesus morreu para que pelo sacrifício dEle nossos pecados fossem perdoados. Ele é a maior prova de que Deus quer ter um encontro final feliz com cada um de nós. Cabe a nós nos prepararmos para este encontro, crendo em Jesus, obedecendo-O, se arrependendo de nossos pecados, buscando ao Senhor por meio de Seu Filho. Meu apelo final é: Não deixe para se arrepender amanhã, pois poderá ser tarde! Se você sente que não está preparado paraeste encontro a hora é agora. Prepare-se para o encontro com Deus! Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário