sábado, 6 de fevereiro de 2021

Esboço de sermão pastor Euzebio: Neemias nos ensina a enfrentarmos os perigos e dificuldades.

Neemias nos ensina a enfrentarmos os perigos e as dificuldades.
Texto Bíblico: Neemias 4:6-23
Introdução:
Neemias é o último dos livros históricos do Antigo Testamento. Ele registra a história do terceiro retorno a Jerusalém após o cativeiro, contando como os muros da cidade foram reconstruídos e as pessoas renovadas em sua Fé. A vida de Neemias é um exemplo de liderança e organização. Ele desistiu de uma rica e confortável posição na Pérsia, retornou à arruinada terra de seus ancestrais, reuniu e incentivou o povo a reconstruir os muros de Jerusalém. Ao enfrentar oposição, ele tomou medidas sábias de defesa para cuidar do povo e manter o andamento do projeto. O irmão pode perguntar quais foram os problemas enfrentados por Neemias? Após o inicio do trabalho, Neemias enfrentou desdém, difamação e ameaças dos seus inimigos, bem como experimentou medo, conflitos e a falta de coragem dos seus próprios obreiros. Creio que não são muito diferentes dos problemas que enfrentamos... Vamos aprender como Neemias enfrentou estes problemas? Embora estes problemas fossem difíceis de resolver não impediram que Neemias finalizasse a obra. E creio que Deus há de terminar a Boa obra que começou na sua vida! Você precisa entender que o inimigo não quer que a obra seja concluída na sua vida, ou através da sua vida. Neemias reconstruía os muros de Jerusalém, mas seus inimigos não queriam e estavam prestes a atacar (vs 1-8). Irmãos vamos entender qual foi a atitude de Neemias e tentar aplicar em nossa vida. Afinal, nós também estamos sempre em perigo, enfrentando dificuldades, num clima de guerra. Enfrentamos no dia a dia, dificuldade e perigos naturais e sobrenaturais provocados por Satanás e seus seguidores (eles querem destruir seu lar, igreja, paz, filho, bom nome de cristão, caráter, sua vida)... O tipo de perigo enfrentado por Neemias, naquela ocasião, era diferente, mas era tão real quanto os que enfrentamos hoje.
1- Devemos orar ao Nosso Deus: seguindo o exemplo de Neemias percebemos que a primeira atitude diante do perigo é ORAR (v.9ª). Isto não era novidade na vida de Neemias, ele orava sempre, nem que fosse só um “Senhor me ajuda” (Ne 2:1-5). Ele não deixava para depois, ao pressentir o perigo orava imediatamente. Por isto irmão, ao perceber o perigo se aproximando em qualquer área da sua vida, entregue o problema a Deus em oração!
2- Devemos preparar a defesa: também é bom perceber que Neemias não ficava só na oração e isto não é falta de fé. Existem ocasiões nas quais só podemos orar, mas também outras podemos e devemos preparar a defesa. Veja às atitudes defensivas que ele tomou: colocou guarda dia e noite; colocou o povo armado nos lugares desprotegidos do muro; inspecionou a defesa e incentivou o grupo; e enquanto uma metade dos auxiliares de Neemias trabalhava a outra montava guarda. Irmãos diante de perigos e dificuldades, não adianta tremer, ou ficar chorando! Não adianta ignorar! Precisamos preparar a defesa! Já vimos como foi o preparo da defesa de Neemias. Nós, talvez, podemos preparar a defesa contra Satanás, nosso inimigo principal, evitando certos lugares ou certas companhias. Procurar ler mais a Palavra de Deus (a bíblia), que é o antídoto e vacina contra o perigo do pecado.
3- Devemos nos apegar às armas: ao se aproximar o perigo devemos, ainda mais, nos apegarmos às armas ao nosso alcance. Neemias e seus soldados não se separavam das armas nem mesmo para dormir (v.23). Como fico triste ao perceber que muitos negligenciam a oração e a bíblia nossas armas contra o inimigo. A rainha Elisabeth em certa ocasião disse: “Eu não temo nenhum exercito de qualquer país, o que temo é um cristão de joelhos”.
4- Devemos estar prontos para ajudar: também é bom lembrar como cristãos, que não estamos sós nesta batalha (ela não é minha é nossa). Por isso devemos estar prontos para nos ajudarmos mutuamente (independente de placa de igreja, nós somos um corpo!).
5- Devemos pedir ajuda se for preciso: além de estarmos prontos para ajudar devemos pedir ajuda se for necessário. Infelizmente, muitas vezes as pessoas só gritam por socorro quando já estão tão fracas que mal podem ser ouvidas!
6- Devemos lutar: quando vem o perigo, é claro, devemos lutar. Não podemos nos entregar sem luta. Neemias nem pensava em desistir. Ele desafia o povo a lutar: pelos irmãos, pelos filhos, pelas filhas, mulheres e casas. Por tudo aquilo que possuíam de real valor (v.14). Quando vem o perigo não podemos cruzar os braços e esperar para ver o que é que vai acontecer. Nós também devemos lutar: pelas nossas famílias, pelos nossos filhos, filhas, pela nossa igreja, pela nossa vida, pelo nosso Deus, pela nossa própria paz interior.
7- Devemos lembrar que Deus está conosco: quando o perigo vem, devemos lembrar que Deus está conosco. Nunca esqueça disso; quando o perigo vem, e você se dispõe a lutar, Deus está com você! Neemias exorta no v.14: “Lembrai-vos do Senhor, grande e temível”, como quem diz: não esqueça que nosso Deus é Poderoso! Mais a frente no v.29 ele volta a lembrar: “O nosso Deus pelejará por nós”. Ora se Deus está ao nosso lado e pelejará por nós, quem poderá ser contra nós? O diabo está sempre querendo nos derrubar e, embora tenha muito poder, não é nada perto de nosso Deus que tem todo o poder! Nunca esqueça disto e enfrente o perigo e as dificuldades que lhe surgirem na vida de cabeça erguida, em Nome de Jesus!
Conclusão: Neemias não ficou de braços cruzados para ver o que iria acontecer diante daquela situação de perigo. Neemias e o povo estavam mais do que prontos para enfrentar os inimigos. Acabou que não foi preciso nem combater. O fato de estarem tão bem preparados inibiu o inimigo. Se nós estivermos bem preparados, provavelmente em muitos casos, seremos vencedores até sem combater. O inimigo não ousará nos atacar. Tomemos atitudes sensatas, sigamos os exemplos de Neemias apresentados nesta programação. Enfrentemos os perigos e as dificuldades e resistamos ao Diabo e às suas artimanhas, no Nome Poderoso de Jesus Cristo! A vitória será nossa! Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário