sábado, 30 de janeiro de 2021

Esboço de sermão pastor Euzebio: Ó minha alma por que te abates?

Ó minha alma por que te abates?
Texto Bíblico: Salmos 42:5I
Introdução:
para tentar responder está questão vamos ler os seguintes textos bíblicos: Salmos 42:5, 11 e 43:5. “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda O louvarei na salvação da sua presença”. “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda O louvarei. Ele é a salvação da minha face e o Meu Deus”. “Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda O louvarei. Ele é a salvação da minha face e Deus meu”. Irmãos os versos que lemos pertencem aos salmos 42 e 43, estes formam uma composição única e eles mostram o refrão de uma canção. É uma canção triste que mostra o lamento de alguém que está lutando contra seus sentimentos. É uma canção importante! Trata de algo sempre atual: o problema do desânimo da alma (tristeza). Vamos ser sinceros. Quem é que nunca se sentiu sem forças, triste, desanimado, com a alma abatida? Precisamos entender
algumas coisas:
1) Pode acontecer com qualquer pessoa: o desânimo da alma pode acontecer com qualquer pessoa, por mais fiel que ela seja a Deus. Mesmo que não sejamos mais deste mundo ainda estamos nele, e sentimos dores, temos necessidades, temos sentimentos, somos gente, e como tais estamos sujeitos a nos abatermos. Creio que mais terrível do que estar com a alma abatida (desanimada) é o sentimento que resulta de pensar: isto só acontece comigo; que crente sou eu?; eu não passo de um fracasso! Não, necessariamente você não é um fracasso. Está sim passando por um período de dificuldade como o autor destes salmos passou. Ele tinha bons motivos para ficar triste:
a) Ele estava longe de sua terra (provavelmente exilado em um país estrangeiro);
b) Ele que era um cantor e compositor estava afastado do Templo de Jerusalém;
c) Ele tinha saudades das festas e cultos realizados no Templo;
d) Ele sofria com os inimigos que zombavam de sua fé;
e) Ele se sentia injustiçado e oprimido pelos inimigos;
f) E o pior! Ele se sentia como alguém que foi esquecido e rejeitado por Deus. Irmão assim como o salmista tinha bons motivos para ficar triste, estar com a alma abatida, talvez você também tenha. Quem sabe você esteja desempregado, ou enfermo, ou sendo injustiçado, vítima de zombaria? Você é um ser humano e estes são bons motivos (ou seja, motivos validos) para causarem o desânimo de sua alma. Contudo, ainda que isto possa ocorrer com qualquer um, não é preciso continuar abatido. Assim como o salmista encontrou a solução você também pode encontrar!
2) Devemos encontrar a solução em Deus: a solução par ao desânimo da alma está em Deus. O salmista está abatido mas não se entrega. Ele como que discute com ele mesmo. Ele se pergunta em um diálogo solitário: Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? (ele sabia que no fundo não havia motivo suficiente para abatê-lo!). Não era esta primeira vez que ele enfrentava dificuldades, e nas outras vezes Deus o havia amparado. Ele tinha bons motivos para brigar com ele mesmo e dizer: Deus tem sido sempre fiel, espere n’Ele! Ele relembra a si mesmo, que Deus é seu auxilio e seu Deus, não há motivo real para continuar desanimado. Mesmo que você esteja enfrentando as mais terríveis dificuldades, lembre-se também: Deus está ao seu lado e não há nenhum problema que Ele não possa resolver. Fique firme e você ainda o louvará!
Conclusão: Como vimos o abatimento da alma, o desânimo, a tristeza, pode vir a qualquer pessoa, mesmo sendo ela muito espiritual, como o próprio salmista. Ele é fruto de pressões externas e de um momentâneo esmorecimento da Fé. O salmista sabe que sua alma está abatida porque está na escuridão e na mentira, e pede que o Senhor envie luz e Sua verdade para libertá-lo. Irmãos devemos buscar esse confronto abençoador quando estamos no meio da tempestade, por mais que isso possa ser um processo difícil. Através destes textos vimos um coração tomado pela tristeza voltar para a alegria em deus. E o seu coração, a sua alma como anda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário