quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Esboço de sermão pastor Euzebio: Será que podemos ser considerados Noés de hoje?

Será que podemos ser considerados Noés de hoje?
Texto bíblico: Mateus 24:37-39
Introdução:
ao falar do Final dos Tempos e de Sua Vinda, Jesus mencionou em particular a família de Noé e descreveu como era o contexto de vida desta família. Como vemos no verso 37 “E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem” grifo... e, como foi nos dias de Noé, assim será também... Aí você pode perguntar: pastor como foi nos dias de Noé? Posso dizer com certeza como era, pois, a bíblia nos descreve: Noé e sua família viveram em um tempo em que Deus fora colocado de lado, esquecido e desrespeitado. Os contemporâneos de Noé agiam segundo a maldade em seus corações e eram violentos, mentirosos, egoístas e blasfemos, a preocupação deles era apenas com a sobrevivência, com as coisas materiais, com o prazer imediato. Resumindo a condição humana, principalmente das famílias, era tão ruim e degradada que Deus se arrependeu de ter criado o homem (Gn 6:1-7). Aqui abro um parêntese “Como assim Deus se arrependeu? O sentido de arrependimento aqui é de tristeza, Deus expressa Sua tristeza pelo que as pessoas haviam feito a si mesmas, como um Pai que expressa tristeza por um filho rebelde. Deus lamentou que as pessoas escolhessem o pecado e a morte ao invés de cultivar um relacionamento com Ele”. Amém
Mas, em meio a uma sociedade má, injusta e caída, havia uma família que trouxe consolo a Deus, a família de Noé. Noé buscou a graça de Deus e a achou! Ele era justo, íntegro e andava com Deus! E você como tem andado?
Jesus disse que nos últimos dias seriam como os dias de Noé e creio que estamos vivendo tudo isto, a volta do Senhor Jesus está muito próxima, não vou fixar data, porque isto é irrelevante, o que precisamos saber é se estamos preparados para a Volta de Jesus! E se Jesus voltasse hoje, você e sua casa estariam salvos? Em tudo isto que estamos falando eu vejo a necessidade de nos abrigarmos na ARCA da Salvação. Deus apresentou um projeto de salvação para Noé, construir uma ARCA, e ele obedeceu nos mínimos detalhes e foi salvo, ele e sua casa. E para nós Deus também apresentou um plano de Salvação (ARCA), que é o Senhor Jesus Cristo e a igreja... Irmãos a igreja local é a Arca que Jesus construiu para nos abrigarmos e sermos salvos!
Agora é preciso entender uma coisa muito importante tudo isto só se concretizará, se houver os sinais, e eles estão presentes em nosso dia a dia, e se tiver Noé... Aí entra a minha e a sua escolha de vida... Será que estamos sendo Noés nos dias de hoje? Creio que para responder esta questão é preciso responder outras antes: Com quem estamos andando? O que estamos buscando? Estamos comprometidos com a obra do Senhor? Nosso viver é justo, íntegro e reto perante aos olhos de Deus? Ou vivemos como as demais pessoas que não tem esperança em Deus e nem creem em Sua Palavra?
Lembremo-nos das Palavras do Senhor em Mt 24:44 “Assim, vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam”.
Que Ele não nos pegue despercebidos e despreparados. Vamos nos envolver mais com a vida da igreja... E falando nisto quero lhe trazer 4 verdades que demonstram a importância de sermos e congregarmos em uma igreja que prega e vive Cristo!
1ª Verdade: Dentro da arca havia problemas e conflitos para Noé superar.
Eram 8 pessoas dividindo espaço, alimento e tarefa dentro dessa arca por 150 dias, com certeza havia conflitos dentro da arca. Isso também acontece hoje na igreja local, somos uma família. Às vezes há desentendimento, hipocrisia, fingimento e confusão, mas não devemos confundir as “atitudes” dos irmãos com sua “identidade” em Cristo. Somos uma família e precisamos superar esses conflitos.
2ª Verdade: - Só dentro da Arca, Noé poderia preservar sua vida e de sua família.
Fora da Arca só havia destruição e desespero. Hoje não é diferente, só dentro da Igreja que podemos verdadeiramente encontrar salvação para nossa família. O Senhor é onipresente, Ele está em todos os lugares. Mas é no meio das igrejas que Jesus continua se manifestando, salvando e nos preservando do mal.
3ª Verdade: Dentro da Arca Noé teve que dividir o espaço com animais até o fim do dilúvio.
Dentro da Arca Noé e sua família tiveram que dividir o espaço com animais até o fim do dilúvio. Conosco não é diferente, muitas pessoas entram e ficam na igreja com atitudes estranhas, mas precisamos aprender a amar e suportar essas pessoas até o fim. Na parábola do Trigo e Joio Jesus disse.... deixai crescer ambos juntos até a colheita... Não é nosso dever julgar quem é joio e quem é trigo, nosso dever é amar. Não estou aqui dizendo para aceitar o erro dos irmãos, até porque certas atitudes afetam toda igreja. E se repreendemos a atitude do irmão (a) é porque a amamos e queremos seu bem. Se ele ou ela aceitar será bom para todos! Pois devemos dar bons testemunhos, não levamos mais o nosso nome apenas, levamos o Nome de Cristo. E os olhos do mundo estão voltados para as nossas falhas...
4ª Verdade: Só dentro da Arca estamos livres das tempestades destruidoras.
Fora da Arca tinha vento, trovões e tempestade, mas Noé e sua família estavam salvos, porque estavam dentro do ARCA e ela estava selada. Todos os dias nós também temos que enfrentar tempestades, são lutas e adversidades que passamos nessa vida, mas quando estamos dentro da arca com Jesus superamos todas elas.
CONLUSÃO: ► A Igreja é a nossa arca, nossa cidade de refúgio. Por isso não abandone a arca. Lembre-se que Jesus está conosco nessa Arca chamada Igreja, por isso temos a promessa que as portas do inferno não prevalecerão contra ela!!!

Termino com a exortação aos irmãos na Carta aos Hebreus: “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia”. Hebreus 10:25

Nenhum comentário:

Postar um comentário