sábado, 23 de janeiro de 2021

Esboço de sermão pastor Euzebio: Em Deus sempre há Esperança!

Em Deus sempre há Esperança!
Texto Bíblico: Ezequiel 37:1-14
Introdução:
a vida, muitas vezes nos reserva surpresas desagradáveis. Em um dia podemos estar muito bem e no outro, quase que de forma inexplicável, podemos estar em grandes dificuldades. Um dia estamos emprestando dinheiro e em outro estamos pedindo emprestado. Um dia estamos bem empregados e no outro estamos na “Rua”, procurando emprego. Um dia estamos esbanjando saúde, ajudando a todos, e em outros estamos enfermos, necessitados. Diante destas situações cada pessoa age de uma maneira diferente. Alguns se desesperam, não reagem e se deixam abater pelas dificuldades. Outros lutam com as próprias forças para sair do problema, mas se o problema for maior do que eles lutarão em vão. Outros, ainda creio que mais abençoados, entregam as dificuldades aos cuidados de Deus pois sabem, pela Fé, que n’Ele sempre há esperança! Qual tem sido sua reação diante dos problemas da vida? Vamos destacar, o que texto que lemos nos mostra: Que em Deus sempre há esperança!
• Ainda que humanamente falando tudo esteja perdido: o texto é claro em mostrar que não havia nenhuma esperança de modificar a situação do povo. Qual era a situação do povo? O povo de Judá estava cativo na Babilônia. Já haviam se passado, no mínimo, dez anos desde que foram levados para lá. Humanamente não viam nenhuma chance de voltar para Judá. No texto que lemos o profeta Ezequiel recebeu uma visão. Foi levado, na visão, a um vale cheio de ossos. Os ossos secos representavam o povo que estava no cativeiro. A visão representava aquilo que o povo esta pensando de si mesmo: “os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados”. Para eles tudo parecia perdido! Foi diante deste quadro de pessimismo total. De desespero que Deus mostrou ao profeta que n’Ele sempre há esperança, ainda que tudo esteja perdido. Afinal, Ele é Deus!
• Porque para Deus não há nada impossível: quando achamos que não há mais esperança mesmo sem falar, estamos dizendo: Este problema Deus não pode resolver. Mas será que existe algum problema que Deus não possa resolver? Tenho certeza que, na teoria, todos cremos que não! Então no momento da dificuldade é a hora de provar nossa fé. Deus perguntou para o profeta: “Acaso poderão reviver estes ossos?” Ao que ele respondeu: “Senhor Deus, tu o sabes”. Ou seja, o profeta quis dizer: O Senhor é quem sabe, pois só o Senhor tem poder para isto! Seja qual for a dificuldade que você esteja enfrentando ou tenha que enfrentar lembre-se: Em Deus sempre há esperança, pois não há Impossível para Ele!
• Porque Deus faz maravilhas para se revelar ao Seu Povo: em Deus sempre há esperança porque é da natureza dEle fazer maravilhas para se revelar ao Seu Povo. Havia um objetivo muito claro no grande milagre que Deus iria realizar transformando aqueles ossos secos em corpos vivos. Ou seja, fazendo com que seu povo voltasse a ser um Povo (vs 13,14). Antes de entrar em desespero diante da dificuldade lembre-se: ela é uma grande oportunidade para que Deus revele o Seu poder, a você e a todos que o cercam.
No texto que refletimos hoje, Deus está mostrando o que vai fazer com o povo de Judá. Eles eram como ossos secos aos quais Deus voltaria a dar vida (vs 4-10). Isto fica mais claro no v. 12 o qual sabemos que se cumpriu na história deste povo. Aquilo que era impossível aconteceu. Depois de espalhados e como mortos no cativeiro voltaram para à Terra Prometida porque para Deus não há impossível. Irmão seja qual for a situação temos que lembrar que em Deus sempre há Esperança!
Conclusão: Você jamais deve perder a compreensão de que Deus é o Deus de toda esperança. À medida que lemos as Escrituras, percebemos algo tão glorioso. Muitas vezes, caminhamos por aquilo que vemos, ouvimos e sentimos e desprezamos o que está na Palavra de Deus. Nossos olhos e sentimentos podem nos trair, porque podemos ter sentimentos feridos, machucados, e a soma de tudo o que experimentamos na nossa vida, no nosso histórico, pode nos trazer desesperança. Porém, quando estamos firmados na Palavra, a despeito do que nossos olhos estejam vendo, a despeito do que estejamos experimentando, sempre teremos algo chamado esperança.























Nenhum comentário:

Postar um comentário